Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2011 - 10:52

Diretor de Abastecimento apresenta soluções para logística de etanol


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o presidente da Transpetro, Sergio Machado, participaram no dia 07 de junho(terça-feira), do Ethanol Summit 2011, em São Paulo (SP). Durante o debate “O papel estratégico da infraestrutura”, eles abordaram as ações da Companhia para a melhoria da logística do setor de etanol do país.

Em sua apresentação, Paulo Roberto destacou a criação da Logum, empresa formada por Petrobras (20%), Copersucar (20%), Cosan (20%), Odebrecht (20%), Camargo Correa (10%) e Uniduto (10%) que será responsável pela implantação de um abrangente sistema logístico multimodal para transporte e armazenagem de etanol. “É um investimento de R$ 6,5 bilhões, que abrange 1.300 quilômetros de dutos e uma capacidade de transporte de etanol de até 21 milhões de metros cúbicos. Esse projeto vai mudar o cenário e as condições do etanol do Brasil”, afirmou o diretor.

Com 206 Km de extensão, o primeiro trecho do etanolduto, que ligará Ribeirão Preto a Paulínia, está previsto para entrar em operação em janeiro de 2013. O sistema multimodal atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso à Replan, em Paulínia (SP).

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, ressaltou a importância do transporte hidroviário para a logística de etanol no país. “A hidrovia reduz custo, polui menos e o Brasil tem 40 mil quilômetros de rios navegáveis. Nós criamos o Promef Hidrovia, que prevê a construção de 20 empurradores e 80 barcaças e vai diminuir 80 mil viagens de caminhão por ano”, disse Machado.

O debate “O papel estratégico da infraestrutura” foi mediado pelo diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antônio de Padua Rodrigues, e também contou com a participação do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, do superintendente comercial da América Latina Logística (ALL), Luiz Felipe da Silva Guimarães, e do diretor de planejamento estratégico e controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Com patrocínio da Petrobras, o Ethanol Summit, organizado pela UNICA, é considerado um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira