Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

04/06/2011 - 10:01

Cedae programa ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Sementes de Ipê serão distribuídas em diversos pontos da cidade.

A Cedae vai comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente convidando os moradores do Rio de Janeiro a plantar uma árvore, juntando-se aos esforços da companhia pelo reflorestamento do estado. A partir do dia 5/06, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, até o dia 11 de junho, folders impressos em papel reciclado contendo uma semente de ipê amarelo serão distribuídos nos pedágios da Ponte Rio-Niterói e Via Lagos, no projeto Rio Academia em Copacabana e para as crianças que visitarem a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu.

Os folders contem instruções para o cultivo e o plantio de uma muda de ipê e informações sobre o projeto “Replantando Vida”, que une o reflorestamento de áreas degradadas à formação e inserção profissional de ex-detentos. A distribuição de sementes também acontecerá durante evento sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente no Museu da República e entre visitantes e funcionários da sede da Cedae, na Rua Sacadura Cabral, no dia 06/6.

Todas as sementes são produzidas em viveiros mantidos pela própria Cedae na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, no Caju, onde são produzidas cerca de 40 mil mudas por ano; no Reservatório Victor Konder, em Campo Grande, que produz cerca de 30 mil mudas por ano; na ETA Guandu, com produção anual de 100 mil mudas. Estão em fase final de construção um viveiro na ETE São Gonçalo, que terá capacidade para produzir 120 mil mudas por ano, e o maior de todos, dentro da Colônia Agrícola de Magé, que deverá atingir produção de 1,6 milhão de mudas por ano.

Estes viveiros integram o programa de reflorestamento com espécies nativas das matas ciliares dos rios onde a Cedae capta água. Desde 2008, quando teve início o programa, já foram plantadas mais de 1.500 mudas de mata atlântica ao longo das margens dos rios Macacu e Guandu, no morro Luís Garapa, em Campo Grande, e na ETE Alegria. O trabalho de plantio é feito por apenados em regime semi-aberto e aberto que integram o programa de ressocialização Replantando Vida, pelo qual recebem um salário e treinamento como agentes de reflorestamento. Em 2010, em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), a Cedae promoveu o plantio recorde de 51.280 mudas em um único dia nas margens do rio Macacu, em Cachoeiras de Macacu, interior do estado do Rio.

. Programação: .Domingo, 05 de junho - Distribuição no pedágio da Ponte Rio Niterói e no pedágio da Via Lagos |. Domingo 5/6 - Distribuição para alunos e passantes no projeto Rio Academia, em Copacabana |. Segunda Feira 6/6 - Distribuição no evento sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Museu da República| . Segunda Feira 6/6 - Distribuição aos visitantes e funcionários do prédio da Cedae na Rua Sacadura Cabral |. Semana Mundial do Meio Ambiente – 5 a 11/6 - Distribuição aos alunos do Projeto Rio Academia, em Copacabana |.Semana Mundial do Meio Ambiente – 5 a 11/6 - Distribuição para todas as crianças que visitarem a ETA Guandu. [www.cedae.rj.gov.br ].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira