Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2011 - 09:01

Em busca de jovens talentos olímpicos

Projeto irá reunir esporte e cultura, além de contar com a participação do grupo AfroReggae.

De olho nas novas promessas do esporte, o Colégio Santa Mônica (CSM) vai realizar a olimpíada interna Intersam 2011. A abertura contará com a participação especial do grupo AfroReggae. As atividades vão acontecer no dia 04 de junho (sábado), a partir das 8h, na unidade São Gonçalo.

O evento vai reunir cerca de 1.400 estudantes, entre 11 e 18 anos, das unidades Bonsucesso, Cachambi, Maré, São Gonçalo e Taquara. Os jovens vão participar das seguintes modalidades: atletismo, basquete, caratê, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de grama e xadrez, além de uma oficina de capoeira.

As atrações culturais também terão vez. Haverá dança, música e grafitismo. As atividades seguem a temática interdisciplinar adotada, esse ano, pela escola: “Meu Brasil Brasileiro - uma reflexão sobre a nossa identidade”. A aluna da unidade de Bonsucesso, Bárbara de Barros, de 18 anos, e suas colegas de turma, por exemplo, vão apresentar o ritmo alegre do forró e do samba. Ela diz que os ensaios a ajudam nos estudos: “Servem como válvula de escape para o pré-vestibular”.

Segundo Reinaldo Dominguez, coordenador de atividades extracurriculares da unidade São Gonçalo, o Intersam ainda promove a socialização entre os jovens. “Também desejamos mostrar a importância do esporte e da cultura na formação dos futuros cidadãos”.

A novidade ficará por conta da estreia do Coro Misto com a Banda do CSM. Ao todo, 22 jovens entre 9 e 16 anos, executarão o Hino Nacional na abertura do evento e durante as solenidades. Depois, o grupo apresentará diversas canções no palco externo durante o programa cultural. Os componentes da banda vão utilizar sete instrumentos: teclado, baixo, bateria, flauta-doce, flauta transversal, violino e clarinete.

A professora e coordenadora do grupo, Cláudia Elizeu, enfatiza que o ensino da música só contribui na vida dos estudantes: “Ela ajuda a desenvolver o raciocínio, a paciência, ensina a conviver em grupo e ainda faz bem a alma”.

Outro destaque será a participação do AfroReggae. O grupo é composto pelo Núcleo Complexo do Alemão. A apresentação contará com muita dança, percussão e arte circense.

A parceria entre o AfroReggae e o CSM começou no ano passado. E o trabalho já rende bons frutos. Segundo o professor de Teatro, Mauro Marques, quatro jovens se tornaram bolsistas por meio da companhia de teatro do colégio. O convite foi feito por ele próprio.

Marques ministra aulas de artes cênicas na oficina promovida pelo grupo no Complexo do Alemão e viu nesses jovens um grande potencial. Ele observa com bons olhos o intercâmbio: “Auxilia na troca de experiências. Deveriam existir mais projetos sociais como este, com o objetivo de diminuir essa fenda econômica e cultural na sociedade”, ressalta.

Realizado anualmente, desde 1982, o Intersam tem por objetivo unir todas as unidades do CSM num mesmo local. O evento visa manter um vínculo afetivo entre escola, pais e alunos por meio de um programa esportivo e cultural divertido.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira