Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2011 - 08:33

Missão governamental vai a França em busca investimentos e intercâmbio na área de formação profissional


Atração de investimentos, cooperação técnica na área de formação profissional e captação de linhas de financiamento para os grandes projetos do estado do Rio de Janeiro são os principais objetivos da missão governamental e empresarial que o governador Sérgio Cabral lidera na França no dia 31 de maio a 1º de junho (quarta-feira). Nos cinco compromissos oficiais que terá em dois dias, o governador vai mostrar a investidores e autoridades francesas que o novo momento de desenvolvimento econômico do estado e os grandes eventos que o Rio receberá nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ampliam ainda mais as oportunidades de investimento e de crescimento das empresas francesas, que já marcam forte presença no estado. Além do presidente da Investe Rio Maurício Chacur, compõem a comitiva do Governo do Estado os secretários da Casa Civil, Regis Fichtner; de Fazenda, Renato Villela; de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; de Transportes, Julio Lopes; de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, está à frente do grupo de empresários que participa da viagem.

–Enquanto brasileiros e franceses mantêm há séculos uma relação de amizade e admiração mútua, os nossos países desenvolvem uma parceria estratégica que se aprofunda cada vez mais. A França está entre os 10 principais destinos das exportações do nosso estado: só no ano passado, o volume das exportações para a França somou US$ 395 milhões. O Rio, por sua vez, compra da França principalmente veículos, peças e acessórios automobilísticos, além de máquinas e equipamentos industriais – afirma Sérgio Cabral. O primeiro compromisso em Paris foi na noite de 31 de maio (terça-feira), quando Cabral será o orador brasileiro no jantar anual da Câmara de Comércio Brasil-França. Pelo lado francês, falará a ministra da Economia, Christine Lagarde. Na ocasião, que reunirá cerca de 350 convidados, Cabral e Lagarde vão entregar o prêmio “Personalidade do Ano Brasil-França”. O governador fará as honras ao presidente da empresa francesa da área de energia Technip, Thierry Pilenko, e a ministra, ao presidente da companhia área brasileira TAM, Líbano Barroso.

Na quarta-feira [01/06], o dia começa com um café da manhã com dirigentes de grandes companhias francesas e brasileiras na sede do Movimento das Empresas Francesas (Mouvement des Enterprise de France – Medef), a maior entidade patronal da Europa. A conversa vai tratar das oportunidades de investimento no estado do Rio. Em seguida, a delegação governamental e empresarial vai para Vélizy-Villacoublay, próximo a Paris, onde visitam o Centro de Estudos e Pesquisas da montadora PSA Peugeot-Citroën, empresa que há anos investe no Rio de Janeiro.

Na volta à capital francesa, à tarde, o governador se reúne com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, Pierre-Antoine Gailly. Além do intercâmbio comercial e econômico entre o Rio de Janeiro e Paris, Cabral vai conhecer a experiência da Câmara na organização de cursos de formação profissional técnica. Entre os setores que mais interessam ao Governo do Estado estão hotelaria, gastronomia – devido ao extenso calendário de eventos internacionais no Rio –, moda e tecnologia. A última agenda da missão governamental em Paris será uma reunião com o diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Dov Michel Zerah. O encontro terá como tema as linhas de financiamento para o setor de transportes do estado, como parte da demanda de infraestrutura para a Copa do Mundo os Jogos Olímpicos. InvesteRio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira