Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2011 - 08:51

Maurren Maggi faz melhor marca do ano em estreia da nova pista de atletismo do Ibirapuera


Campeã olímpica salta 6,89m. Atletas elogiam o nível internacional da pista construída pela Recoma.

São Paulo (SP) - A melhor marca do ano no salto em distância, feita pela campeã olímpica Maurren Maggi, coroou a reinauguração da pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera(SP). A brasileira cravou 6,89 m e ficou com o ouro no GP Caixa/São Paulo Internacional de Atletismo. A façanha, segundo a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), é a melhor do ano. Em 2011, Maurren tentará o tri dos Jogos Pan-Americanos e uma medalha no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul.

A pista, já aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela lAAF, ajudará a todos os atletas que buscam quebrar marcas, de acordo com a campeã olímpica.

"A pista está ótima, de nível internacional. As outras meninas também foram bem no domingo (22/05], e eu espero que outros eventos como esse ocorram no Ibirapuera, na nova pista", revelou Maurren Maggi, líder do ranking mundial de salto em distância.

O Estádio Ícaro de Castro Mello foi totalmente reformado, recebendo novas cadeiras na área do público, 470 refletores para eventos noturnos com transmissão em HDTV, novo gramado no campo de futebol, pintura das arquibancadas e, o principal, uma pista de atletismo moderníssima. O piso sintético, Regupol, foi importado da Alemanha e é o mesmo que a Recoma instalou na pista do Centro Olímpico de São Paulo, também Classe 1.

O velocista inglês Dwain Chambers, ouro no GP Caixa São Paulo Internacional de Atletismo nos 100 metros rasos, também elogiou a nova pista e prometeu voltar mais vezes para São Paulo.

"Eu achei a pista fantástica.As instalações são ótimas e o nível é internacional. Infelizmente, eu não estava preparado para competir em alto nível", revelou Dwain Chambers, que mesmo assim fez 10s01.

O medalhista olímpico Vicente Lenílson é mais um a colocar a pista do Ibirapuera no patamar mais alto. Segundo ele, o atlestismo brasileiro é o maior vencedor. "Os atletas do Brasil sempre estiveram entre os melhores. A estrutura sempre existiu e a pista veio para aumentar o nível. Quem vem de fora, elogia. O importante é pensar em evoluir", contou.

O também velocista Nelson André cravou a melhor marca pessoal nos 100 metros rasos com 10s18. O atleta classificou a pista como ideal. "É uma pista ótima para treinar e competir. Já saíram resultados bons na estreia e a tendência é melhorar com o tempo", afirmou Nelson André.

Autoridades e ex-atletas elogiam instalações - A reinauguração do Complexo do Ibirapuera contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e da vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio. As autoridades visitaram todas as instalações entregues pela Recoma, cinco meses antes do prazo.

"São Paulo quer ser a capital mundial do esporte. Estou feliz por inaugurar a primeira fase do complexo e a última fase será inaugurada em dezembro. O compromisso do governo é tornar São Paulo, a capital mundial do esporte trazendo para o Estado alguns dos principais eventos, como a Liga Mundial de Vôlei e Mundial de Judô. O Clube da Atividade vai possibilitar que todos possam praticar atividade física", listou o governador Geraldo Alckmin.

O secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, reforçou a necessidade de colocar São Paulo como referência esportiva no País e preparar jovens talentos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

"No dia 13 deste mês, fechamos um ciclo do esporte escolar no Estado, com um programa que visa às olimpíadas escolares. Os melhores atletas serão selecionados para os centros de excelência. Além disso, temos o programa Futuros Campeões, um projeto para formar atletas para 2016 e vamos lançar em junho o Clube da Atividade, para pessoas com mais de 60 anos usarem estruturas pouco utilizadas de vários clubes", ressaltou.

Homenagem aos ex-atletas - Durante a cerimônia de inauguração do Ginásio Geraldo José de Almeida, o governador Geraldo Alckmin entregou medalhas de honra ao mérito esportivo a ex-esportistas e jornalistas. Foram homenageados pelo basquete (Hortência, Amaury Passos e Wlamir Marques), boxe (Éder Jofre), atletismo (Vanda dos Santos e Nelson Prudêncio), judô (Aurélio Miguel) e vôlei (Ana Moser), além dos jornalistas Luis Noriega e Fernando Solera.

"Devo parabenizar quem fez essa maravilha em São Paulo. Nós precisamos de mais ginásios para tirar a juventude das ruas e das drogas", alertou o pugilista Éder Jofre.

Força-tarefa para antecipar a entrega - As obras no complexo esportivo do Ibirapuera começaram no final de setembro do ano passado e estão sob a responsabilidade da Recoma, empresa líder em infraestrutura esportiva no Brasil. Para antecipar o prazo previsto para outubro deste ano, a empreiteira trabalhou em dois turnos, sete dias por semana, com 340 funcionários, numa verdadeira força-tarefa.

Um destes funcionários, Valdir Lima Ferreira, de 49 anos, recebeu homenagem no momento da inauguração do ginásio, em nome de seus companheiros. Valdir foi chamado para o palco e recebeu cumprimentos de Alckmin. "Estou há seis meses nesta obra e fiquei bastante emocionado quando me chamaram. É gratificante participar de uma obra como essa, que recebe eventos importantes do esporte", afirmou Valdir.

Além da pista, foram construídas uma nova área de saltos e outra de arremessos, uma rampa paradiso (para treinos de subidas e descidas) e uma rampa de acessibilidade. Foram entregues também neste domingo dois novos ginásios poliesportivos e o ginásio Geraldo José de Almeida, que passou pela maior reforma desde que foi inaugurado em 1957.

"Foi a missão mais difícil de cumprir com cinco meses de antecipação. O nível atingido em todo complexo é para alto rendimento esportivo. A diversidade técnica transformou a obra na mais complexa dos 31 anos da Recoma", explicou Sérgio Schildt, presidente da empresa.

Recoma cresceu 70% em 2010 - O ano de 2010 foi histórico para os 31 anos de vida da Recoma. A empresa teve faturamento 70% maior do que no ano anterior. Líder no mercado de infraestrutura esportiva, a Recoma tem 100 obras simultâneas em 12 estados brasileiros, com destaque para a reforma do Complexo Esportivo do Ibirapuera.

Com 600 funcionários, a Recoma é filiada à Abriesp - Associação Brasileira da Indústria do Esporte. Nos últimos meses, a empresa realizou diversas obras para clubes brasileiros como Palmeiras (reforma de ginásio e quadras de tênis), Corinthians (piso de salas do novo Centro de Treinamento), São Paulo (sala de ginástica) e Vasco da Gama (quadras). [www.recoma.com.br ].| Flávio Perez.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira