Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2007 - 11:05

Moda + Esporte + Música = Arte, Cultura e Conversa no Centro Cultural Banco do Brasil Rio

Com o objetivo de explorar o potencial criativo e econômico das técnicas utilizadas pelas artesãs da COOPA-ROCA (Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha), o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro traz a exposição REtalhar. Para a terceira edição, foram desenvolvidas peças por designers, estilistas e artistas plásticos como Alexandre Herchcovitch, Antonio Bernardo, Batman Zavareze, Carlos Miele, Cordelia Fourneau, Cristina Salgado, Dautore, Ernesto Neto, Lenny, Luiz Zerbini, Maria Candida Machado, Murillo Meirelles, Osklen, Pedro Lobo, Regina Kato, Renato Bezerra de Mello, Sobral e Tátil Design. E ainda o designer europeu Tord Boontje e Sass Brown, do Fashion Institute of Technology de Nova Iorque - uma das mais prestigiadas escolas de moda do mundo.

Entre as estréias no cinema, o CCBB Rio apresenta Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. Na sua terceira edição, o festival exibe 34 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens de diversos países, como Alemanha, Austrália, Bélgica, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Polônia, Rússia e Brasil, que ganhou uma participação maior na mostra este ano, com sete filmes na programação.

A mostra A Idade da Inocência reúne filmes que reportam ao universo infantil para abordar assuntos tão diversos quanto intolerância, amor, miséria social, violência e prostituição. São ao todo 24 títulos que confrontam a idéia idílica da infância a outras abordagens nas quais a infância surge como um contraponto crítico às hipocrisias e iniqüidades do mundo adulto. Entre os selecionados estão Ponette, de Jacques Doillon, e Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.

Esporte na Favela é a exposição que exibe trabalhos de alunos do projeto Imagens do Povo, centro de documentação, pesquisa e formação de fotógrafos e documentaristas populares criado pelo Observatório e busca exercitar um olhar cúmplice dos que estão enfrentando as dificuldades de um cotidiano marcado por adversidades, mas rico de criatividade e ações solidárias.

É possível traçar uma delicada relação entre os tangos brasileiros de Ernesto Nazareth com o conto Um Homem Célebre, de Machado de Assis, sobre um compositor de polcas que queria fazer música erudita. Com essa proposta José Miguel Wisnik inaugura o ciclo Música em Conversa. O projeto reúne compositores, intérpretes, maestros e críticos de música num debate com o público sobre a linguagem musical e seus mais diferentes estilos. Na sequência, o violonista e compositor Maurício Carrilho investiga o legado popular de Radamés Gnattali com o tema As intercessões entre o Choro e música Brasileira de Concerto.

Para Sempre Noel é a série musical concebida pelo jornalista João Máximo, a propósito dos 70 anos de morte de Noel Rosa. Com direção musical de Bia Paes Leme e de João Pimentel, os espetáculos temáticos trazem nas letras e canções, a atualidade do poeta-cronista que cantou o cotidiano carioca.

Ainda podem ser vistos os espetáculos Diálogos com Molly Bloom e O Relato Íntimo de Madame Shakespeare.

Ao completar dezoito anos, o CCBB Rio atinge a maioridade com muitas novidades como o cinema para deficientes visuais e uma mega exposição sobre a formação do povo lusitano.

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20010-000 | www.bb.com.br/cultura | Aberto para o público de terça a domingo, das 10h às 21h | Telefone: (21) 3808 -2323.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira