Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2011 - 12:00

Consulado Geral dos EUA no Rio promove conferência sobre Geopolítica e Segurança na América Latina

Rio de Janeiro– O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e com apoio da Fundação Ford, promove no dia 03 de maio (terça-feira), a conferência internacional “Geopolítica e Segurança na América Latina.” O evento acontecerá a partir das 8h no auditório da Fecomércio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo) e é aberto ao público e à imprensa. Site [www.cebri.org.br] ou pelo telefone (21) 2219-4469.

O seminário contará com a participação de dois palestrantes norte-americanos, especialistas em relações internacionais, com foco em questões relacionadas à geopolítica e à segurança internacional: John Ikenberry e Bruce Bagley.

John Ikenberry é professor de política e relações internacionais na universidade de Princeton e co-diretor do Projeto de Segurança Nacional da universidade de Princeton, um programa colaborativo e plurianual, que tem por objetivo estudar transformações relativas ao ambiente de segurança internacional dos EUA. É também autor de diversos livros sobre o tema.

O Dr. Ikenberry integrou um grupo consultivo do Departamento de Estado (2003-04), foi membro da Comissão Henry Kissinger-Lawrence Summers sobre o futuro das relações transatlânticas do Council on Foreign Relations (2004), onde também presidiu o grupo de estudos Democracia e Descontentamento (1993-94). Serviu também como conselheiro sênior da Comissão Carnegie para a Reorganização do Governo e a Condução da Política Externa (1992). Em sua palestra, que será pela manhã, o Dr. Ikenberry abordará os seguintes temas: a nova ordem geopolítica mundial, o contexto político norte-americano e suas implicações para a relação EUA-América Latina.

Bruce Bagley é Professor e Diretor do Departamento de Estudos Internacionais da universidade de Miami. Entre 2007 e 2008, dirigiu o Centro de Estudos Latino-Americanos e, entre 1991 e 1995, foi Decano da Escola de Pós-Graduação em Estudos Internacionais da mesma universidade. Antes de ingressar na universidade de Miami, foi professor associado de Política Internacional Comparada na Escola de Estudos Internacionais Avançados (SAIS) da universidade Johns Hopkins (1978-87). Entre 1973 e 1978, lecionou no Departamento de Ciência Política da Universidad de Los Andes (Bogotá, Colômbia) e foi também professor visitante em diversas outras universidades na América Latina.

O Dr. Bagley é autor de diversos livros e artigos acadêmicos. Suas áreas de pesquisa têm por foco as relações entre os EUA e a América Latina, com ênfase em tráfico internacional de drogas e segurança na Colômbia, Região Andina e México. Tem atuado com frequência como consultor especializado para a Organização das Nações Unidas , o Governo dos EUA (Departamento de Estado, Departamento de Defesa, Departamento de Justiça, Federal Bureau of Investigation – FBI e Drug Enforcement Administration – DEA), e para diversos governos da América Latina (Colômbia, Equador, Bolívia, Panamá e México). Em sua palestra, que será no início da tarde, o Dr. Bagley abordará os seguintes temas: crime organizado, tráfico de drogas e segurança e democracia na América Latina.

Também confirmaram participação no evento Alberto Pfeifer (CEAL), Alcides Vaz (UnB), Amaury de Souza (TECHNE), André Garcez Ghirardi (Petrobras), Francine Jácome (Instituto Venezolano de Estudos Sociales y Políticos), Embaixador José Botafogo Gonçalves (CEBRI), Lia Osório Machado (RETIS/UFRJ), Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves (MRE), Márcio Scalercio (IRI/PUC/Rio) e General Sergio Etchegoyen (Exército Brasileiro).

Para mais informações sobre a conferência internacional “Geopolítica e Segurança na América Latina” e para entrevistas com John Ikenberry e Bruce Bagley, entre em contato com Guilherme Monsanto e Laura Gelbert na Assessoria de Imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro pelos telefones (21) 3823-2119/69 ou pelos e-mails [email protected]; [email protected] .

.[Conferência internacional “Geopolítica e Segurança na América Latina” com a participação dos especialistas norte-americanos John Ikenberry e Bruce Bagley, no 03 de maio de 2011 (terça-feira), das 08h às 18h, no Auditorio da Fecomércio - Rua Marques de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira