Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2011 - 11:55

Perequê recebe segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado

A iniciativa faz parte de programa ambiental da dragagem de aprofundamento do Porto de Santos.

O segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado destinado a pescadores artesanais será inaugurado na Sociedade Amigos do Perequê, na Estrada Guarujá Bertioga, 80 - km 07, no Guarujá, às 15 horas, do dia 27 de abril (quarta-feira). A atividade faz parte do Programa de Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náutica – Manchas Órfãs – que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, desenvolvida pela Secretaria de Portos (SEP). No mês de março foi implantado o primeiro ponto coletor no Estaleiro Procyon, em Santa Cruz dos Navegantes.

A Superintendente de Meio Ambiente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alexandra Grotta, explica que a iniciativa tem como objetivo conscientizar e orientar os usuários de embarcações de pequeno e médio porte que navegam no estuário de Santos, sobre a correta destinação do óleo lubrificante usado, bem como as consequências ecológicas do seu descarte indiscriminado no mar. Além disso, promove ações necessárias para a implantação e sistematização de uma rede de armazenamento, coleta e destinação final deste óleo para rerrefino por empresas do ramo.

Para a coordenadora do Programa, Cristina Tuzzolo a instalação do ponto coletor em Perequê vai beneficiar os proprietários de, aproximadamente, 100 embarcações. Segundo ela, “há uma grande concentração de pescadores na região e por ser uma comunidade afastada das demais voltadas para o estuário, não compartilha com os outros pontos coletores, o do Terminal Pesqueiro Público de Santos (TPPS) que já existia (montado pelo Ibama/Santos), nem o Procyon, recentemente inaugurado.”

Outros dois pontos serão montados pelo Programa: na Cooperativa Nippo Brasileira de Pesca e na Associação dos Catraieiros de Vicente de Carvalho. Após a inauguração da estrutura, o Programa desenvolve ações para dar continuidade a implantação da rede coletora, com a divulgação, por intermédio de faixas, dos locais de coleta.

O Programa vai realizar oficinas com pescadores para a sensibilização e conscientização sobre as boas práticas no descarte do óleo. Para as crianças das escolas públicas das comunidades pesqueiras serão realizadas atividades lúdicas (tabuleiro humano, quebra cabeça e teatro), envolvendo questões pertinentes ao descarte correto do lubrificante usado.

Outra ação que será desenvolvida é a concretização de um plano de incentivo para a compra do lubrificante novo com valor mais acessível, quando o pescador descartar o óleo usado no ponto de coleta. Essa transação deverá ser intermediada pela liderança local designada em cada comunidade.

Logística- Regida pela Resolução Conama nº 362 de 2005, que trata do gerenciamento de óleo lubrificante usado, a logística reversa para reaproveitamento desse resíduo terá as seguintes etapas: segregação do óleo por parte do pescador, que o depositará em coletor de 200 litros. Completado o volume do coletor, a empresa Lubrasil será acionada por telefone para providenciar a coleta do material em caminhão adaptado para esse serviço, conforme os requisitos da ANP – Agencia Nacional de Petróleo. Esta empresa rerefinará este resíduo, de modo a permitir que sirva como matéria prima para a produção de novo óleo lubrificante. A verba arrecadada com a venda do óleo para a Lubrasil reverterá em benefícios para a comunidade pesqueira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira