Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2011 - 11:25

Representantes institucionais visitarão três países da União Europeia para conhecer experiências eco eficientes

A missão começa no dia 1º de maio e os técnicos do IEL-BA,SENAI/BA e IEL/Nacional visitarão experiências de ecoeficiência na Alemanha, na Áustria e na França.

O termo de cooperação entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Projeto de Apoio à Inserção Internacional das Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) - que é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Europeia (UE) -, promoveu o evento "Capacitação em Metodologia de Transferência de Tecnologia", entre os dias 12 e 15 de abril, em Salvador (BA) cujo objetivo foi sensibilizar e capacitar os representantes no tema da sustentabilidade industrial, com foco em mecanismos de cooperação internacional envolvendo empresas no modelo B2B (Business to Business). No próximo mês, dia 1 de maio, inicia-se a terceira parte do projeto: visitar empresas ecoeficientes na Alemanha, na Áustria e na França.

O objetivo da missão na União Europeia busca conhecer experiências e melhores práticas de implantação e transferência de tecnologia ecoeficiente. Juergen Paeger, consultor do programa, ressalta que nos últimos anos o Brasil se desenvolveu bastante no que diz respeito às boas práticas dentro das empresas. "As empresas precisam descobrir que são com simples ações que podemos economizar e consequentemente evitar desperdício", completa o alemão.

A terceira parte do programa convidou representantes do IEL/BA, IEL/Nacional e SENAI/BA, a visitar países da União Europeia para conhecer grandes empresas e centros de estudos que desenvolvem boas práticas em suas localidades, numa missão que irá durar onze dias. Como resultado, espera-se construir uma rede de relacionamento institucional com as empresas visitadas, disseminar as boas práticas e resultados da missão de intercâmbio através da realização de seminários.

Os principais compromissos da viagem dos técnicos na UE.: Alemanha-Os técnicos conhecerão a EBM Papst (www.ebmpapst.com/en/index.php), empresa líder mundial na produção de ventiladores e motores elétricos e fornecedora da indústria automobilística. Essa empresa alemã é uma das mais conhecidas redes de intercâmbio de PME ecoeficientes da Alemanha. O grupo vai conhecer a metodologia de transferência tecnológica e aprender com as experiências executadas.

Viena-Os técnicos irão conhecer o business plan ecológico ÖkoBusinessPlan, que é um programa da cidade de Viena para fomentar a ecoeficiência nas empresas locais. Desde o ano de 1998, mais de 700 empresas da cidade participaram do programa, implementando mais de 10.000 atividades ambientais. A economia gerada ultrapassa 55 milhões de euros.

Paris-Os técnicos irão conhecer a Haut Qualité Environnemental (HQE, "Alta Qualidade Ambiental"), um processo de certificação na construção civil desenvolvido pelo "Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB)" francês, uma referência mundial na construção civil, com 14 critérios de análise, entre eles: canteiro de obras com baixo impacto ambiental e critérios de ecogestão; gestão de energia, água, resíduos do uso, operação do edifício e manutenção (permanência do desempenho ambiental) e outros critérios de conforto e saúde. O modelo já foi adaptado no Brasil pela Fundação Vantolini como "Processo AQUA - Alta Qualidade Ambiental".

PAIIPME-O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Européia para a inserção competitiva das PME brasileiras no mercado europeu. Com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Européia e metade proveniente de fundos brasileiros de origem pública e privada), é o maior projeto de cooperação técnica cofinanciado pela União Européia em execução na América Latina. Suas ações acontecem por meio de parcerias com entidades nacionais, setoriais e locais, públicas e privadas. O MDIC, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao PAIIPME, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de implementação e gestão do Projeto. A iniciativa já beneficiou mais de 2.500 PME, com ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições homólogas, capacitação empresarial e realização de estudos. |www.abdi.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira