Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2011 - 11:25

Patriota aponta integração da infraestrutura como um dos maiores desafios da Unasul

Brasília - O Brasil quer priorizar, no âmbito da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a integração da infraestrutura dos países do continente. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse no dia 25 de abril (segunda-feira), que o Brasil coordena um grupo de trabalho que cuida do tema e que já há propostas que podem ser levadas adiante. Ele informou que a secretária-geral designada da Unasul, María Emma Mejía, estará no Rio de Janeiro para participar de uma reunião do Cosiplan, o comitê da entidade que cuida do setor de infraestrura, que também contará com a presença da ministra brasileira do Planejamento, Miriam Belchior.

María Emma está visitando vários países da região para consultas prévias visando a sua homologação no cargo, prevista para 9 de maio. Ela é ex-ministra de Relações Exteriores da Colômbia e foi indicada para a função pelos chanceleres dos países-membros do bloco em 11 de março, no Equador.

Outro tema considerado importante pelo ministro é o combate às drogas. “Com um esforço regional, poderemos produzir um resultado significativo. Essa é nossa expectativa”, disse Patriota.

Sobre a entrada do México na Unasul, Patriota disse que esse tema ainda não foi tratado, mas que considera o país um parceiro importante da América do Sul. Por sua vez, María Emma confirmou que o México tem interesse em participar do bloco como observador, mas que há procedimentos que o país terá de cumprir.

Entre os assuntos importantes da pauta da Unasul, ela também destacou a área de infraestrutura, principalmente a de energia que, segundo ela, “é um tema vital” para Brasil e os outros países do bloco. |Roberta Lopes/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira