Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2011 - 09:41

Consumo de energia cresce junto com o PIB

Primeiro trimestre de 2011 é marcado por aumento de 3,09% no consumo industrial.

O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela maior gestora independente de energia elétrica do país, registrou aumento de 3,09% nos três primeiros meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números apurados estão em linha com os divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética em sua Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica (número 42), que aponta crescimento médio de 3% no trimestre em relação a 2010.

O ritmo de aumento no consumo de energia industrial acompanha a manutenção dos níveis de atividade econômica. A alta no consumo do setor de eletromecânica, de 23,35% no trimestre em relação ao ano passado, é um exemplo que ilustra essa tendência. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou recentemente sua previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, que deve ter expansão de 4% a 5%, em linha com as expectativas da EPE para o aumento no consumo de energia elétrica no país, que deverá atingir 5,4% neste ano. Em 2010, foi observada a mesma sincronia, com expansão do PIB em relação a 2009 de 7,8%, porcentagem idêntica à registrada no aumento de consumo de energia no período. Para 2011, espera-se crescimento do consumo industrial de energia de 5,3%.

O grupo Comerc foi fundado em 2001 e é formado por duas empresas: a Comerc Energia e a Comerc Comercializadora. A Comerc Energia é a maior gestora independente de energia elétrica do país, responsável por gerir 12% da carga de energia de consumidores livres. O objetivo da empresa é maximizar a redução de custo de energia elétrica e atender plenamente as necessidades do cliente no curto, médio e longo prazo, por meio da elaboração de estratégias de posicionamento e de estruturas de gerenciamento de energia. A gestora também administra 2.650 MW de potência de geração (produtores independentes e autoprodutores), buscando a criação de valor para o cliente por meio de estratégias de comercialização rentáveis, seguras e eficientes.

A Comerc Comercializadora está entre as 10 maiores do país por montante de energia comercializada. Entre as comercializadoras independentes, a Comerc está entre as 3 primeiras. A empresa faz parte da aliança internacional Energy Experts, juntamente à norueguesa Bergen Energi e à norte-americana Delta Energy. A aliança oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais.[www.comerc.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: