Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2011 - 09:41

Itaipava GT Brasil abre programação da Fórmula Indy em São Paulo


Pilotos da categoria brasileira serão os primeiros a percorrer o circuito de rua montado na região do Anhembi tanto no sábado (30/04) quanto no domingo (01/05)

A ansiedade é justificável diante do momento mais especial dos cinco anos de história do Itaipava GT Brasil. A categoria dos carros dos sonhos, que reúne no grid de largada alguns dos modelos mais desejados do mundo, preparados para corridas, terá a oportunidade de integrar a programação da etapa brasileira da Fórmula Indy, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle.

Estão previstas duas corridas do Itaipava GT Brasil durante o fim de semana, a primeira no sábado (30/04) às 16h30 e a outra no domingo (01/05) às 10h45, enriquecendo o espetáculo para o público que deve lotar as arquibancadas do circuito, que utiliza parte da Marginal Tietê, para formar a reta oposta com 1,5 km de extensão, e ruas do entorno do Anhembi.

"Sem dúvida, essa reta é o que mais chama a atenção nesta pista, porque o nosso carro, por exemplo, deve passar dos 270 km/h", afirma Claudio Ricci, campeão do Itaipava GT Brasil em 2009 em parceria com Rafael Derani, que pilota um modelo Ferrari F430. É uma previsão bastante confiável de acordo com velocidades já medidas na primeira etapa em Interlagos.

A maior reta do calendário exigirá também muito dos freios, na redução para a última curva do traçado, um "cotovelo" que dá acesso à reta de chegada, no Sambódromo. Essas serão as primeiras corridas de rua da história do Itaipava GT Brasil. E os pilotos precisarão se adaptar rapidamente, já que haverá apenas dois treinos livres, ambos no sábado.

"É um traçado novo para todo mundo na categoria. Há certa vantagem para quem já correu em circuitos de rua, mas vai ser muito aquela coisa de ‘pegar a mão da pista’, isso será decisivo em função do pouco tempo de treino", destaca Pedro Queirolo, piloto do Corvette Z06R, modelo campeão europeu de GT3.

A opinião é compartilhada pelo líder do campeonato, Rodrigo Sperafico, parceiro de pilotagem de Claudio Dahruj em outro Corvette Z06R. "Pistas assim têm características muito específicas, o que pode dar alguma vantagem para quem já correu na rua", alerta Rodrigo Sperafico, que chegou a ter a experiência de andar em Mônaco na categoria de base da Fórmula 1.

Ele e Claudio Dahruj têm como missão defender a liderança do campeonato em São Paulo. Eles estão dois pontos à frente dos atuais campeões da Itaipava GT3, Valdeno Brito e Matheus Stumpf, que correm de Ford GT. Xandy Negrão e Xandinho Negrão, pilotos do Audi R8, aparecem em terceiro, seguidos por Cleber Faria, de Lamborghini Gallardo LP560.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira