Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 12:31

Mitsubishi lança linha 2012 do Pajero Dakar produzido no Brasil


Utilitário esportivo ganha padrão HPE, de um veículo completo com itens de série exclusivos.

O Mitsubishi Pajero Dakar 2012, agora produzido na fábrica de Catalão (GO), chega às concessionárias a partir de abril. A sigla HPE (High Performance Equipment) foi incorporada ao modelo 2012, reforçando que o Pajero Dakar é um veículo completo com grande diferencial no mercado e proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.

Entre os destaques estão sistema multimídia com GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com controle de áudio e piloto automático, sistema de tração Super Select 4WD, transmissão INVECS-II com Sports Mode, freio à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho com mais espaço para o porta-malas e ar-condicionado independente na terceira fileira.

O modelo ganha novos itens de série, como rodas de liga leve com desenho mais moderno e esportivo, além do interior Premium Black, com bancos revestidos com uma combinação de couro e tecido na cor preta. No exterior, são sete cores inéditas: Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno e Preto Ônix.

A tecnologia e experiência da Mitsubishi Motors no Rally Dakar - competição na qual acumula 12 vitórias - foram transferidas para os carros de rua da marca, assim como no Pajero Dakar. O nome foi escolhido para comemorar esta série de vitórias, confirmando o DNA 4x4 da marca, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência.

Potência e conforto-O motor do Pajero Dakar HPE possui alta tecnologia aliada à economia de combustível, baixos índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes. Isso graças à motorização diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm.

Para o conforto do motorista, o SUV tem câmbio automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. O sistema analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo.

O câmbio também pode ser operado pelo modo sequencial Sports Mode, no qual o motorista opta pela troca manual de marchas, proporcionando uma sensação mais esportiva ao dirigir. O conforto continua com a regulagem de altura para o banco do motorista, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro.

Tração-Perfeito para as grandes cidades e também para os mais diversos tipos de terrenos, o Pajero Dakar HPE tem um sistema de Tração Super Select 4WD completo, com quatro modos distintos de seleção: 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado com reduzida. Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h. Confirmando a vocação do legítimo 4x4, o sistema Super Select 4WD permite até 16 combinações de marcha e tração.

Acabamento diferenciado-Robusto e com muita potência, o Pajero Dakar HPE tem estilo sofisticado, com linhas arredondadas que acentuam o autêntico estilo 4x4 e valorizam o design do carro. A grade frontal possui molduras cromadas, as luzes de neblina têm moldura na cor grafite e contorno cromado e os faróis são integrados ao para-choque. Tanto os para-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem para-barro com o intuito de preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas.

Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades, com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro. O sistema Keyless facilita o travamento e destravamento das portas.

Para enfrentar pisos acidentados, os para-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos para-lamas dianteiros. As rodas de liga leve com 17 polegadas possuem desenho exclusivo e usam pneus 265/65 R17. O sensor de estacionamento é opcional na linha 2012.

Segurança-O modelo é equipado com airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas dianteiras com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). Barras de proteção laterais nas quatro portas aumentam ainda mais a segurança dos ocupantes.

A suspensão foi especialmente desenvolvida para ser confortável e, ao mesmo tempo, resistente nos terrenos off-road. O conjunto dianteiro é composto por braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já o traseiro possui suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.

Nas subidas e descidas íngremes, o Pajero Dakar HPE é muito versátil e mostra todo o seu DNA off-road. Seu ângulo de ataque é de 36º, o ângulo de saída é de 25º, a capacidade máxima de subida é de 35º e a possibilidade de inclinação lateral chega a até 45°. Seja no asfalto ou no off-road, o Pajero Dakar HPE possui excelente raio de giro, com 5,6 metros. É o ideal para as manobras mais simples ou mesmo os desafios das grandes cidades.

Sofisticação e conforto em todo o interior-O espaço interno é amplo e agradável e acomoda até sete passageiros. Os bancos da terceira fileira são rebatíveis (Double Action Folding) e ficam embutidos no assoalho, deixando mais espaço para acomodação das bagagens. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.920 litros.

O veículo mede 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm, resultando em um excelente espaço interno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira