Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 12:21

Sambódromo do Rio inicia obras de ampliação


Orçamento da obra chega aos R$ 30 milhões e será custeada pela Ambev , que deverá estar pronta par ao Carnaval de 2012.

A primeira etapa externa das obras no Sambódromo começou no dia 20 de abril (quarta-feira), com a colocação de tapumes e derrubada de blocos do setor 2, que já começa a ser preparado para a demolição prevista para o mês de junho. O Secretário de Turismo Antônio Pedro Figueira de Mello esteve no local e confirmou que pelo cronograma a obra estará concluída em 18 de dezembro, tempo hábil para que a passarela do samba seja preparada para o Carnaval de 2012.”Estamos tendo todo o cuidado e a obra ficará pronta em dezembro para prepararmos o carnaval “disse o secretário. A obra aumentará a capacidade de 60 mil para 67.688.

A obra faz parte de um pacote de leis que permite entre outras coisas mudanças urbanísticas na antiga área da fábrica da Brahma na Cidade Nova. A ampliação está orçada em R$ 30 milhões e será custeada pela Ambev não gerando nenhum ônus para os cofres públicos. Logo após o carnaval, o local começou a ser preparado para o início desta fase da obra, com a retirada de material, e derrubada de paredes internas.

Além da reforma de ampliação do sambódromo cujo projeto volta a apresentar as características do primeiro desenho arquitetado por Oscar Niemeyer, serão feitas adaptações com obras complementares que fazem parte do pacote legislativo para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, de autoria do poder executivo e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes no ano passado.

Ambev- Pelo pacote, a Ambev fica autorizada a fazer um melhor aproveitamento comercial da área e, em troca, assumiu a responsabilidade da construção de um novo conjunto de arquibancadas e camarotes na Marquês de Sapucaí, atendendo o projeto das Olimpíadas. No local das ampliações, estão incluídos acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado aos jurados. Ainda no local da antiga fábrica, poderão ser construídos hotéis, salas comerciais e outros empreendimentos que beneficiem o entorno. O conjunto de leis garante benefícios fiscais e urbanísticos para o setor hoteleiro facilitando a construção de hotéis, pousadas e albergues na cidade.

“O projeto está sendo executado da maneira como havíamos previsto, logo após o carnaval começamos com o trabalho interno cortamos água luz e retiramos algumas peças. Nesta fase, a obra começa a ter visibilidade e aos poucos vai ganhando a forma do traçado original do Niemeyer que sem dúvida alguma deixará o local e arredores prontos não só para carnaval e olimpíadas, mas também como mais como um ponto cultural e comercial da cidade uma vez que haverá uma revitalização em toda esta área. É bom para o Rio e para os turistas que visitam a cidade.”, explica Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário especial de turismo do Rio de Janeiro e presidente da Riotur .

A reforma atende ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos 2016 e prevêem adaptações para a realização das provas de maratona (chegada) e tiro e arco.

O projeto - Serão quatro novos blocos com arquibancadas e camarotes além de quatro novos blocos intermediários similares aos existentes do outro lado da passarela do samba.

Cada novo bloco terá arquibancada com capacidade para 2.880 pessoas além de 48 camarotes com capacidade para 576 pessoas. As frisas, no pavimento térreo de cada bloco terão capacidade para 1194 pessoas cada.

Cada novo bloco intermediário terá 5 camarotes com capacidade para 60 pessoas capacidade será de 17.688 novos lugares. Estão previstos sanitários individuais para os camarotes.

Além de dois pavimentos de estacionamentos no restante do terreno, a construção contará com praças de alimentação e uma edificação sobre pilotis. Esta última, abrigará um local para área cultural e shopping, e o mezanino, um restaurante e acessos aos 17 pavimentos superiores, com utilização ainda indefinida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: