Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2011 - 12:01

Nissan leva a estratégia emissão zero para pista de corrida

Protótipo agrega tecnologia e componentes do Nissan LEAF em um chassi de corrida de fibra de carbono.

São José dos Pinhais – No Salão do Automóvel de New York, que teve início no dia 20 de abril (quarta-feira), a Nissan revela ao mundo seu novo veículo de corrida elétrico, o Nissan LEAF NISMO RC. Desenvolvido exclusivamente para trazer um novo significado ao termo "Corrida Verde", o modelo é alimentado por baterias de íon-lítio – as mesmas utilizadas no Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico a ser comercializado em grande escala no mundo.

"Ao combinar o talento da NISMO, renomado grupo de motorsports da Nissan, e engenheiros de algumas equipes Nissan de corrida do Super GT e do FIA GT1, o Nissan LEAF NISMO RC servirá como um laboratório para o desenvolvimento acelerado de veículos elétricos e sistemas aerodinâmicos bem como uma plataforma para o desenvolvimento da nova série verde da Motorsports", explica Carlos Tavares, presidente da Nissan Américas.

Líder mundial na produção de veículos de emissão zero com o lançamento do Nissan LEAF nos Estados Unidos, Europa e Japão, a Nissan está agora focada no mundo da corrida como uma maneira de chamar a atenção para o potencial aparentemente inexplorado dos veículos elétricos.

Uma verdadeira máquina de corrida- A Nissan LEAF NISMO RC é projetado e construído como uma verdadeira máquina de corrida, desde sua carroceria de fibra de carbono que, além de uma frente removível, inclui seções traseiras, janelas, farois de LED, lanternas e uma asa traseira ajustável. Construída com estilo único do Nissan LEAF, a versão duas portas de corrida foi criada pelo Centro Global de Design da Nissan no Japão.

Como o Nissan LEAF, o NISMO RC é alimentado por uma bateria de íon-lítion composta por 48 módulos compactos e um motor de 80kW AC que gera 107 cavalos de potência e 207 lb-pés de torque. Ele pode ser carregado até 80% de sua capacidade total em 30 minutos. E ao contrário de outros veículos de competição, o RC NISMO não possui nenhum cano de escape e por isso não gera emissão de CO2 e outros gases com efeito estufa e nenhum ruído.

Em testes preliminares, RC NISMO produziu a aceleração de 0 a 62 mph em 6,85 segundos e uma velocidade máxima de 93 quilômetros por hora. Ele é projetado para ter duração de cerca de 20 minutos sob condições de corrida.

Nissan do Brasil-Presente no Brasil há dez anos, a Nissan mantém um parque fabril em São José dos Pinhais (PR), onde produz atualmente a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina - Livina, Grand Livina e X-Gear. Conta ainda com uma rede de 109 concessionárias presentes nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A marca ainda oferece para o mercado brasileiro o Nissan Tiida, Tiida Sedan e o Nissan Sentra.

A Nissan Motor Co., Ltd., segunda maior empresa automotiva japonesa por volume, está situada na cidade de Yokohama e compõe a Aliança Renault-Nissan. Em 2010, operando globalmente com mais de 150 mil colaboradores, forneceu ao mercado mundial mais de 4 milhões de veículos. Com o compromisso de desenvolver produtos inovadores e para todos, a Nissan oferece uma vasta gama de veículos movidos a combustíveis eficientes e de baixa emissão, sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira no conceito de mobilidade com zero emissão, a Nissan fez história ao lançar o Nissan LEAF, o primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido para o mercado de massa, vencedor de vários reconhecimentos internacionais, como o prestigiado prêmio Carro Europeu do Ano 2011. [www.nissan-global.com/EN].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira