Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2011 - 07:51

UniCarioca promove ação de conscientização ambiental no centro e na zona sul do Rio

Neste sábado [16 de abril], alunos de Gestão Ambiental da UniCarioca vão alertar a população sobre as consequências de jogar lixo nas ruas.

Os estudantes do curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário Carioca (UniCarioca) promoverão no dia 16 de abri (sábado)l, das 9h às 14h, um grande mutirão de limpeza e uma conscientização social da população. A ação, que acontece nas ruas da Candelária, no Centro, e no Aterro do Flamengo, inclui a distribuição de sacolas com os princípios “verdes” — reciclagem, reutilização e redução — e cartilhas aos motoristas e passantes.

Segundo Sara Camacho, professora responsável pelo curso de Gestão Ambiental, o objetivo da iniciativa é fazer com que pedestres e motoristas pensem duas vezes antes de jogar guimbas de cigarro, papéis, plásticos, entre outros detritos, nas vias públicas. “O lixo deixado nas ruas entopem bueiros, contribuindo para os constantes alagamentos da nossa cidade, ajudando também na proliferação de várias doenças”, complementa Jessica Gonçalves Vitorino, aluna da UniCarioca.

De acordo com Celso Niskier, reitor e professor do Centro Universitário Carioca, o evento também fará com que as pessoas comecem a exercer seus deveres de cidadãs. Ele afirma, ainda, que com a proximidade dos Jogos Militares, em 2012, da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, é uma vergonha mantermos a cultura de jogar lixo nas ruas. “A população do Rio de Janeiro tem que dar o grande exemplo de civilidade e amor à cidade”, diz.

O lixo no Rio de Janeiro- A Comlurb recolhe diariamente cerca de 8.800 toneladas de lixo domiciliar e de resíduos produzidos em toda a cidade, dos quais 40% são retirados das ruas. Sua produção de lixo é de 1,505 kg/hab/dia. Para limpar a cidade do Rio de Janeiro, a Companhia dispõe de uma frota de 1.069 veículos e 298 equipamentos, sendo 364 da própria empresa e 705 terceirizados. Para facilitar a limpeza das vias públicas, a Comlurb coloca à disposição da sociedade 80 mil papeleiras na cor laranja e 470 papeleiras verdes (para pilhas e baterias pequenas) em pontos estratégicos da cidade.

Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, são gastos cerca de R$ 250 milhões de reais por ano na coleta de mais de 1,2 milhões de toneladas de lixo recolhidos nas ruas e praias da cidade. A coleta do lixo jogado no chão custa três vezes mais à Comlurb se comparado ao custo do recolhimento em lixeiras. Com os recursos economizados, poderiam ser feitos investimentos nas áreas de saúde, educação, transporte, lazer, entre outras. [Telefone central (21) 2563-1919 ou site www.unicarioca.edu.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: