Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2011 - 10:56

Curso de Eficiência Energética "European Energy Manager" (EUREM) chega ao Brasil para treinar gestores de energia

Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove especialização em eficiência energética.

São Paulo – Em meio às notícias de sobrecarga no sistema elétrico e apagões, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, em parceria com a VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), realizará, de maio a outubro, o Curso de Eficiência Energética "European Energy Manager" (EUREM) em São Paulo. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi) e da GIZ (Agência Alemã para Cooperação Internacional).

Desenvolvido por engenheiros alemães e ministrado para mais de mil alunos da Europa desde 2003, o curso foi desenvolvido como um programa de treinamento para gestores de energia. Hoje, o EUREM funciona regularmente e em alto nível, em doze países europeus, como um curso de qualificação padrão na área de gestão de energia. A União Europeia (UE) tem como meta melhorar em 20% a eficiência energética até 2020 e a Alemanha tem papel importante nesse quadro. Além de aderir à meta da UE para 2020, o país desenvolveu um plano nacional com o objetivo de reduzir o consumo de energia em 80% até 2050, começando pelos sistemas de aquecimento e isolamento térmico das construções, que respondem sozinhos por 85% dos gastos com energia nos lares alemães.

“Os esforços da Câmara e do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanhapara implementar o curso no Brasil buscam aumentar a cooperação tecnológica Brasil-Alemanha, contribuir para melhorar a eficiência energética no País e posicionar a Câmara como centro de competência e de especialistas em eficiência energética e energias renováveis”, afirma Ricardo Ernest Rose, diretor do departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha.

Com duração de seis meses e 350 horas, o EUREM foi totalmente adaptado à realidade brasileira a fim de ajudar profissionais de empresas instaladas no Brasil a implementarem um moderno sistema de gestão de energia e aumentar a eficiência energética para, consequentemente, reduzirem os custos de produção e contribuírem de forma ativa na gestão ambiental.

O curso destina-se a profissionais que estejam envolvidos com o tema da energia ou que pretendam adquirir conhecimentos para implantar projetos nessa área. O certificado de especialização é válido no Brasil e em toda União Europeia. [ Curso: http://www.ahkbrasil.com/EUREM].

Perfil-A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

No Brasil há 94 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, e conta com 220 funcionários atuando em 14 cidades brasileiras. Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 114 câmaras alemãs espalhadas em 81 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha. Em 2010, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 40 delegações empresariais e contou com a participação de 11 mil executivos em congressos, seminários e reuniões anuais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: