Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 11:45

Songkran- O antigo ano novo tailandês no Brasil


Songkran (Renovação) é o nome do antigo ano novo tailandês, que este ano, entra no ano de 2554. Ele parece muito com o réveillon brasileiro em que a ideia é deixar para trás o que não deu certo e renovar as energias e esperança para o próximo ano. As festividades marcam o nascimento de buda e acontecem no mês de abril, de 13 a 15, e correspondem ao Ano Novo Budista.

“A festa antecede a plantação do arroz, alimento base de todas as culturas da região e que crescerá nos alagados”, explica David.

No Brasil, o Songkran, também conhecido como Festival das Águas, a cada ano vem sendo mais festejado pelos que cultuam as tradições tailandesas no país. O chef David Zisman, do Nam Thai, no Rio de Janeiro, não poderia deixar passar em branco, e como todo ano, prepara um cardápio especial (R$ 85, menu completo) para ser servido entre os dias 13 e 17 de abril (de quarta a domingo).

“A ideia foi fazer uma ligação com a festa através da água, um dos símbolos forte da festividade. Por isso trouxe receitas com peixes”, revela ele.

Começando a exótica viagem pelos sabores thai o delicado salmão temperado em shoyo e gengibre com tempero de creme de queijo de cabra e crumble. Em seguida, o saboroso lombo de robalo com curry de abacaxi. Para finalizar a surpreende sobremesa copa de frutas. Servida em uma charmosa taça de Martini com frutas da estação laminadas nas bordas, sorvete de tangerina e calda de açafrão, vinho branco e pimenta.

Os comensais serão brindados ainda com um uma charmosa garrafinha de San Pellegrino, conhecida como a champanhe das águas minerais, entre quarta e sexta-feira (13 a 15).

O princípio do Songkran é a tradição e a forma do povo tailandês agradecer à divindade do Buda pela graça concebida da dádiva de chuvas, que fizeram abundancia de arroz e frutos nas terras sob sua proteção. Milhões de fiéis de todas as idades vão aos templos budistas do norte ao sul, para colocar água na imagem de Buda, nas mãos dos monges budistas, dos idosos da comunidade e receberem as suas bençãos para que os guie no bom caminho durante o ano que começa. As ruas são tomadas por uma divertida guerra campal onde os tailandeses jogam bolinhas de água uns nos outros.

E aqui no Brasil, mas precisamente no Rio, os fãs da culinária, tailandeses ou não, vão entender literalmente que não se precisa ir muito longe para se chegar à Tailândia.

O chef- David Zisman, 62 anos, sabe tudo de cozinha asiática. Formou-se no Kahsma School em Oakland, Califórnia, e no restaurante-escola Blue Elephant, em Bancoc. Em 2004, recebeu o selo de qualidade “Thailand’s Brand” do governo tailandês. Em maio de 2006, em cerimônia realizada em Bancoc, recebeu das mãos do Ministro de Comércio Exterior da Tailândia o selo “Thai Select Brand”, como sinônimo de autenticidade em culinária tailandesa – dos 30 mil restaurantes tailandeses que existem no mundo apenas 250 recebem a distinção, no Rio apenas o Nam Thai. Em 2009, ele recebeu o certificado de excelência “Pride of Thailand”.

.[Nam Thai: Rua Rainha Guilhermina, 95 A/B, Leblon – RJ, de 13 a 17 de abril, quarta a sexta, das 19h à 1h, sábado, a partir das 19h, e domingo, a partir das 12h. (90 lugares). Telefone (21) 2259-2962. | Valor: R$ 85].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira