Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2007 - 10:41

Navio com 275 metros atraca em Itajaí

Maior embarcação na história do porto municipal vai movimentar 13 mil toneladas de mercadorias

No próximo domingo será registrado um novo marco no Porto Municipal de Itajaí. O navio MSC Lorena, com 275 metros de comprimento, atraca pela primeira vez na cidade e ganha o posto de maior embarcação na história centenária da atividade portuária em Itajaí. Na primeira de uma série de escalas regulares, o MSC Lorena vai movimentar 13 mil toneladas de mercadorias, principalmente carne congelada.

O Porto Municipal de Itajaí hoje está autorizado pela Capitania dos Portos a receber navios com até 276,5 metros de comprimento. Os novos parâmetros foram homologados após a dragagem de readequação do canal de acesso e bacia de evolução, realizada em 2006. A obra aumentou a profundidade para passagem de navios (calado) de 9,90 para 10,50 metros.

A readequação custou R$ 19,5 milhões, investidos através do Governo Federal, e recursos próprios da Superintendência do Porto Municipal. A dragagem retirou o equivalente a 2,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Todas as obras e serviços executados em Itajaí possuem licença ambiental. Para manter o calado de 10,50 metros, o Porto Municipal ainda executa uma dragagem de manutenção permanente, um dos maiores diferenciais em Itajaí em relação aos grandes portos brasileiros. O investimento ultrapassa R$ 10 milhões por ano. O Programa de Dragagem por Resultados do Ministério dos Transportes é baseado no modelo utilizado em Itajaí.

O MSC Lorena, de bandeira panamenha, chega da Argentina com atracação prevista para às 13h30min. A embarcação tem a Europa como destino. Segundo o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, foram tomadas várias medidas para que o navio seja carregado dentro da normalidade. “Contamos com a dedicação e o esforço dos vários profissionais envolvidos, inclusive dos fiscais sanitários em greve, para garantir o sucesso da operação”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: