Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 10:34

Olimpíadas Culturais: Londres e Rio constroem um legado

Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, convida Diretora da Olimpíada Cultural de Londres 2012, Ruth Mackenzie, para visitar a próxima sede olímpica e estreitar os laços culturais entre as cidades.

Até o dia 08 de abril (sexta-feira), Ruth Mackenzie, diretora das Olimpíadas Culturais de Londres 2012 estará no Rio de Janeiro, visitando instituições culturais e eventos. A visita acontece a convite de Adriana Rattes, secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, após reunião realizada em Londres em dezembro de 2010. ”Durante essa visita, que marca o início de uma importante e valiosa parceria, nosso objetivo é mostrar a Ruth a cara do Rio, que será a próxima Cidade Olímpica”, diz a Secretária Adriana Rattes.

“Para nós, essa visita é mais um passo no desenvolvimento de nosso relacionamento de trabalho. Esperamos que isso nos leve a uma parceria real entre Reino Unido e Brasil de 2012 a 2016 na área cultural”, afirma Ruth Mackenzie. Geralmente, os relacionamentos entre cidades começam e terminam na cerimônia de transferência de uma sede a outra, de acordo com o requerimento contratual da Cerimônia de Encerramento para incluir 8 minutos de celebração da transferência, que dão um gostinho dos próximos Jogos Olímpicos. “Londres não quer trabalhar desse jeito. Nosso objetivo de longo prazo é começar a desenvolver o legado do Rio 2016 como parte do programa de Londres 2012, de forma que possa crescer e se desenvolver até os Jogos do Rio 2016”, completou Mackenzie.

Como parte de um programa mais amplo, Ruth Mackenzie visitará o centro do ‘Luta pela Paz’ no Complexo da Maré. Esta será uma oportunidade para a representante do Comitê Organizador dos Jogos de Londres para conhecer o trabalho que vem sendo realizado por essa ONG da área esportiva com conexões no Rio e em Londres e que demonstra a importância dos vínculos sociais e Olímpicos entre 2012 / 2016. Luta pela Paz foi fundada em 2000 para usar o boxe e as artes marciais combinadas com educação e desenvolvimento pessoal para apoiar jovens em comunidades que sofrem sobre crime e violência. “De um início humilde nós crescemos e passamos a apoiar mais de 1800 jovens no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e em North Woolwich, no Leste de Londres. Essa importante visita nos oferece a oportunidade de discutir com os representantes dos Governos Brasileiro e Britânico, e com a Olimpíada Cultural de Londres 2012, como o esporte pode ser uma força poderosa para a mudança social em comunidades em desvantagem. Nós esperamos poder ter um papel nesse processo de reunir as duas cidades por meio do esporte, da cultura e do desenvolvimento, e trabalhar em busca de investimento genuíno nos jovens que apesar da riqueza de nossas duas cidades Olímpicas, geralmente tem poucas oportunidades”, disse Luke Dowdney.

Luta pela Paz (Fight for Peace)- Luta Pela Paz foi fundada pelo ex-boxeador amador inglês Luke Dowdney no ano 2000 no Complexo da Maré, um conjunto de favelas no Rio de Janeiro, e devido à história de Dowdney o projeto foca no boxe, artes marciais e wrestling em um contexto esportivo. O projeto fornece alternativas práticas ao crime e a violência para crianças e adolescentes em comunidades carentes com a inclusão social por meio dos esportes, educação, acesso ao mercado formal de trabalho, promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento de lideranças jovens.

Como um exemplo do conhecimento brasileiro sendo exportado para o Reino Unido, Dowdney está duplicando seus centros de esportes e educação em Woolwich, Londres. Em 2009, um grupo de 1,094 jovens de Londres já haviam se engajado na Academia Luta pela Paz (Fight for Peace Academy) que oferece aulas de Muay Thai, capoeira, karatê, sessões de ginástica e desenvolvimento pessoal. O centro também oferece cursos com acreditação nacional como parte do projeto “Pathways Education Employment” e também aconselhamento, estudo de casos e outros serviços de apoio para jovens entre 11 e 21 anos em parceria com entidades locais do Condado de Newham e outras áreas de Londres. [www.lutapelapaz.org |www.fightforpeace.net].

Olimpíadas Culturais - Durante quatro anos, as Olimpíadas Culturais de Londres 2012 foram desenvolvidas para oferecer a todos no Reino Unido uma oportunidade de fazer parte desse grande evento global e inspirar a criatividade em todas as suas formas, especialmente entre os jovens. As Olimpíadas Culturais irão culminar no Festival Londres 2012, que reunirá artistas de renome de todo o mundo para o maior festival já visto no Reino Unido – uma oportunidade única para todos celebrarem Londres 2012 por meio da dança, da música, do teatro, das artes visuais, do cinema e das inovações digitais e deixar um legado duradouro para as artes.

O objetivo é começar a construir o legado do Rio para 2016 como parte do programa de Londres, de forma que possa crescer e se fortalecer até os Jogos em 2016. Assim, foram identificadas as prioridades comuns para Cultura e serão desenvolvidos projetos que serão apresentados como parte do Festival Londres 2012 (que fechará as Olimpíadas culturais), no período de 21 de junho a 9 de setembro de 2012, e manter a idéia viva, pronta para mais atividades no Rio em 2016.

.[Olimpíadas Culturais e o Festival Londres 2012 (em inglês): http://www.london2012.com/get-involved/cultural-olympiad/index.php].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira