Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2011 - 10:17

ABB vai fornecer US$ 34 milhões em serviços e equipamentos para modernizar rede da CHESF

Principal distribuidora de energia do Nordeste vai fortalecer a rede de transmissão com subestações e sistemas que aumentam a estabilidade.

Zurique, Suíça – A ABB, grupo líder em tecnologias de potência e automação fechou um pedido de US$ 34 milhões com a CHESF (Centrais Elétricas do São Francisco) para fornecer duas novas subestações de distribuição isoladas a ar e ampliar três subestações existentes no Rio Grande do Norte, além de executar o projeto em regime de turnkey. A CHESF, empresa de geração e transmissão de energia, parte do grupo Eletrobras, é a principal geradora e distribuidora de energia para os estados do Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A implantação terá início no primeiro trimestre de 2012, e a ABB será responsável pelo projeto, engenharia, fornecimento e comissionamento das subestações. As duas novas subestações ficam em Estremoz e João Câmara e vão melhorar a estabilidade da rede e o desempenho do sistema também durante períodos de contingência. A ABB também ampliará as três subestações de 230 kV existentes, de Açu II, Mossoró II e Paraíso.

“Estas subestações ampliarão a capacidade de transmissão de modo a atender à demanda crescente de energia”, disse Evandro Idalgo, responsável pela Divisão de Sistemas de Potência na América do Sul. “Elas também irão fortalecer a confiabilidade da rede de distribuição e melhorar a estabilidade do fornecimento de energia na região”.

Características técnicas- A nova subestação de Extremoz, de 230 kV (kilovolts), será equipada com uma unidade SVC - Static VAR Compensator (Compensador Estático de Energia Reativa) para facilitar sua integração com a geração por fontes renováveis provenientes de parques eólicos. O SVC é parte da linha FACTS (Sistema Flexível de Transmissão de Corrente Alternada) da ABB, que aumenta a capacidade, segurança e flexibilidade de redes de energia, contribuindo para o desenvolvimento de redes de distribuição inteligentes. A nova subestação João Câmara, de 230/69 kV, será equipada com bancos de capacitores para reduzir perdas de energia e melhorar o fator de potência da rede – indicador da energia utilizável disponível.

Transformadores de potência, equipamentos de média e alta tensão, incluindo disjuntores, transformadores de medição e proteção, para raios, bem como sistemas de telecomunicação são alguns dos produtos a serem fornecidos. A ABB também instalará sistemas de automação de subestações que atendem ao padrão IEC 61850 e que são equipados com os dispositivos mais modernos de proteção e controle.

A ABB [www.abb.com] é líder em tecnologias de potência e de automação que proporcionam aos seus clientes dos setores industriais e de concessionárias a melhoria de sua performance enquanto reduzem seus impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 124 mil funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: