Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2011 - 09:57

Copa Petrobras de Marcas


O que seria equivalente ao Campeonato Brasileiro de Marcas. A categoria que ressurge será organizada pela Vicar, em parceria com a CBA -Confederação Brasileira de Automobilismo.

O campeonato terá a participação de três montadoras: a Honda, com o Civic, a Ford, com o Focus, e a Chevrolet, com o Astra. Os três modelos utilizarão motores Berta, quatro cilindros, com cerca de 280 cavalos, câmbio de seis marchas sequencial da XTrac e rodas OZ 11"x18".

A Petrobras é a principal patrocinadora da categoria e além disso fornecerá gasolina Podium para as equipes, além dos lubrificantes Lubrax. Os pneus serão Pirelli PZero, slick, fabricados na unidade de Campinas, os mesmos que estão atualmente na TC2000 argentina.

As montadoras poderão patrocinar algumas equipes, mas todos os carros das marcas terão o mesmo suporte técnico, independente do apoio oficial. A previsão para a primeira temporada é de 20 carros no grid. Já estão confirmados os times Full Time Sports, AMG Motorsport, Carlos Alves Competition Team, Bassani Racing, Serra Motorsport e ProGP.

O custo para todo o ano ficará entre 550 e 600 mil reais por piloto. O campeonato terá oito rodadas duplas, com provas de 25 minutos. A RedeTV! irá transmitir as corridas, a primeira do domingo em VT e a segunda ao vivo, em seguida.

Realizadora da Stock Car, a Vicar abraçou o desafio de promover um Brasileiro de Marcas forte, o que não acontece desde 1994. Agora, a Copa Petrobras de Marcas dará mais opções aos pilotos nacionais, bem como abrirá oportunidade para a revelação de novos pilotos na base do automobilismo brasileiro, através das disputas regionais.

"O foco desta categoria é ampliar o espaço de categorias profissionais. Os pilotos de Stock Car, alguns vão participar, mas vamos tentar preservar a maioria dos espaços para pilotos que já estiveram em categorias profissionais e hoje não tem espaço para todos", explicou Carlos Col, membro do Conselho da Vicar, que também organiza a Stock Car. Um bom exemplo é a vinda do ex piloto de Formula 1, Tarso Marques que pilotará o carro modelo Astra, numero 1 pela equipe AMG Motorsport.

Os campeonatos regionais de turismo em cada estado serão categorias suporte da Copa Petrobras de Marcas. No último evento da temporada, haverá uma disputa entre os 10 melhores pilotos de cada campeonato regional de turismo. Sendo que o piloto melhor classificado receberá subsídio para competir na Copa Petrobras do ano seguinte.

Para Claudio Thompson, Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras, a parceria com um campeonato de marcas, com o apoio das montadoras, era um desejo antigo da Petrobras, já que os carros são semelhantes aos que os consumidores vêem nas ruas. "Além de reforçar ainda mais a contribuição da Companhia para o crescimento do automobilismo nacional, a Copa Petrobras de Marcas certamente se tornará um importante canal de comunicação para divulgar toda a experiência e tecnologia de produtos adquirida nas pistas do Brasil e do exterior."

.O calendário 2011 é o seguinte: 29/05 – Curitiba | 12/06 – Tarumã (RS) | 17/07 – São Paulo| 31/07 – Rio de Janeiro| 21/08 – Velopark (RS) | 25/09 – Rio de Janeiro | 30/10 – Brasilia | 20/11 – Curitiba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira