Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2011 - 09:37

Parceria Sustentável entre coleta seletiva e geração de energia com o lixo


Países da Europa que operam coleta seletiva em conjunto com a cogeração a partir da recuperação energética do lixo, praticamente eliminaram aterros .

Com a aprovação da Lei de Resíduos Sólidos brasileira, em dezembro de 2010, o país chega a um novo patamar de sustentabilidade que necessitará da parceria harmoniosa entre os setores de coleta seletiva, recuperação energética de resíduos domésticos e aterros, para eliminar definitivamente os lixões espalhados pelo país.

Essa é a opinião de Franco Tabini Jr., sócio e diretor da Enfil Controle Ambiental que se associou à Fisia Babcock, empresa alemã líder no fornecimento de tecnologias Waste-to-Energy (geração de energia a partir da queima de lixo) na Europa, para explorar este mercado no Brasil.

Ao longo de 40 anos de experiência no mercado, a Fisia Babcock já instalou essa tecnologia em mais de 500 unidades em diversos países da União Europeia, Estados Unidos e do continente asiático.

A geração de energia ou vapor pela queima de lixo doméstico é amplamente utilizada nas principais cidades européias. No total operam no mundo cerca de 800 plantas (muitas delas com mais de uma unidade processadora), em total harmonia com o processo de coleta seletiva de lixo. “Somente os países que mais evoluíram nesse conceito, entre eles Alemanha, Holanda e Suécia, conseguiram eliminar quase que totalmente os aterros sanitários”, comenta Tarabini (quadro abaixo).

Cogeração de energia e vapor no Brasil- “O investimento para a implantação de um sistema de cogeração no Brasil, com capacidade para transformar 500 toneladas de lixo por dia, equivalente à quantidade gerada por cerca de 500 mil pessoas, está na ordem de R$ 180 milhões”, informa o Gerente de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Enfil, Renato Greco. Uma linha desse porte pode gerar cerca de 10 MWe, o suficiente para abastecer 20 mil residências. A planta pode, além de gerar energia elétrica, fornecer vapor para indústrias das redondezas.

“Estimamos que nos próximos anos, mais de três projetos como esse devem ser instalados em cidades brasileiras, incluindo parcerias entre municípios próximos para tratamento conjunto”, prevê Greco. “Certamente, dentro dos próximos três anos, o Brasil estará iniciando a operação de pelo menos uma dessas plantas”.

Vantagens tecnológicas e ambientais da cogeração de energia ou vapor pela incineração de lixo.

. Baixo volume do resíduo após incineração – 5% de material a ser aterrado |.Destrói substâncias tóxicas |.Não produz odores|. Evita a geração de metano (produto da digestão microbiológica de matéria orgânica em aterros) |. Substitui combustíveis fósseis na geração de energia e/ou vapor |.Permite tratamento e controle total das emissões |. Atende a limites de emissão mais rigorosos que os estabelecidos pelas legislações europeias e brasileiras |. Elimina a necessidade de monitoramento por 30 anos, exigida para a disposição de lixo em aterros.

Hierarquia no Tratamento do Lixo, definida pela União Europeia: Evitar o resíduo |Reutilizar |Reciclar |Recuperar (queima com geração de energia e/ou vapor) |Dispor em aterros sanitários.

Enfil S/A Controle Ambiental- A Enfil é a maior empresa brasileira de soluções ambientais para controle de poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos, remediação de solo e incineração de lixo. Criada em 1994, responde atualmente pela geração de 700 empregos e um faturamento da ordem de R$ 380 milhões. Mediante tecnologias próprias e acordos com empresas internacionais, a Enfil disponibiliza tecnologia de ponta e flexibilidade no atendimento aos clientes em qualquer processo de tratamento ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: