Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2011 - 10:27

Porto é assunto principal na visita de ministro do transporte da Alemanha


Entre os temas de interesse da delegação empresarial alemã, estão os planos de expansão do complexo portuário.

Na manhã do dia 29 de março (terça-feira), autoridades municipais e portuárias receberam uma missão comercial alemã, chefiada pelo ministro do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Peter Ramsauer. Na reunião, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, elencou as obras de infraestrutura necessárias ao crescimento sustentado do Porto de Santos.

O prefeito abriu a solenidade no Salão Nobre da Prefeitura de Santos, destacando a tecnologia de ponta que as empresas alemãs detêm no campo da logística. Com a palavra, o presidente José Roberto Correia Serra expôs os planos de expansão do Porto de Santos, explicando que “em 2024, esperamos movimentar 230 milhões de toneladas em carga, portanto, precisaremos de know how e vultuosos investimentos a curto prazo”, complementando que “a engenharia alemã tem muito a oferecer nesta expansão”.

Serra citou obras necessárias para melhorar o tráfego portuário multimodal e acessos terrestres ao porto, destacando o túnel de ligação entre suas duas margens, que poderia ser utilizado não só por veículos de passeio, mas “também por veículos de carga e bicicletas”. O presidente da CODESP menciona que existem alternativas para o transporte de contêineres e outros tipos de carga entre São Paulo e Santos. De acordo com Serra, “um túnel onde trafegam juntos ferrovia, caminhões e dutos é uma delas”. O teleférico para transporte de contêineres do planalto paulista à Baixada Santista é outra possibilidade.

Segundo ele, “o aumento da participação de outros modais de transporte na movimentação de contêineres é plenamente possível. É fundamental que haja um trabalho afinado dos diversos entes públicos e privados para que possamos aprimorar a logística que serve o porto de Santos”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: