Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2011 - 10:17

Museu Afro Brasil é destaque no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes (ONU)


Exposições, seminários, apresentações artísticas e atividades gratuitas sobre arte e cultura afro-brasileira e africana vão prestigiar a declaração da Organização das Nações Unidas para 2011.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo começa a programação do primeiro semestre inaugurando uma série de exposições sobre a arte e cultura na perspectiva negro africana. Este ano os eventos ganham destaque e reforçam a importância do Museu, que está perfeitamente inserido na declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que em sua 64ª. Sessão declarou 2011, o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. O objetivo da organização é fortalecer as medidas nacionais e a cooperação regional e internacional em benefício dos afrodescendentes, garantindo os direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos, incluindo a participação e inclusão em todas as esferas da sociedade e a promoção de um maior respeito e conhecimento da diversidade, sua herança e sua cultura.

Com curadoria do artista plástico e diretor-curador, Emanoel Araujo a nova programação será aberta no dia 14 de abril, às 19h30, com a inauguração da mostra “Elos da Lusofonia”. Ainda neste semestre abrirão outras cinco exposições “Tecidos e Adornos”, “Deuses D’África Visualidades Brasileiras”; “As Mulheres Negras da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira”; “Hereros de Angola – de Sérgio Guerra” e “Dia Mundial do Meio Ambiente com Frans Krajcberg e Orlando Azevedo”.

Em maio, entre os dias 24 e 27, o Museu Afro Brasil promoverá, em comemoração ao Dia da África (25 de maio) o “I Encontro Afro-Atlântico na Perspectiva dos Museus”, um seminário internacional que reunirá personalidades e especialistas de vários países.

Para o segundo semestre, destaque para Novembro, Mês da Consciência Negra, quando está prevista a inauguração da exposição “Mão Afro Brasileira – Novos Artistas Contemporâneos”. Emanoel Araujo convida 15 artistas, que representam diferentes dimensões da arte contemporânea, abrangendo multiplicidade de uso de materiais, processo criativo e de provocação artística diversa. São eles: de São Paulo - Alex Hornest, Rosana Paulino, Ciro, Claudinei Roberto, Sidney Amaral; da Bahia – Naara Nascimento, Nem e Sergio Soares; de Minas Gerais – Jorge Luis dos Anjos, Sonia Gomes, Tiago Gualberto; da Paraíba – Dias Paredes; do Paraná – Washington Silveira; e de Pernambuco – Izidório Cavalcante.

.[Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura,Av. Pedro Álvares Cabral, s/n ,Parque Ibirapuera - Portão 10 São Paulo / SP - Brasil - 04094 050 | Telefone: (+55 11) 5579 0593 | (+55 11) 7881-2688 | 9172-4662| www.museuafrobrasil.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira