Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2011 - 09:39

PepsiCo supera meta de redução de 25% do consumo de água prevista para 2015

Segunda maior empresa de alimentos e bebidas do mundo anuncia no Dia Mundial da Água, 22 de março (terça-feira), ações na região da América do Sul que contribuirão para economia de até 1,03 bilhões de litros por ano

A PepsiCo South America Foods, fabricante dos produtos ELMA CHIPS®, QUAKER® e PEPSI®, entre outros, comemora no Dia Mundial da Água, em 22 de março, a redução de 25% do consumo de água, prevista para ser atingida em 2015. A empresa já conquistou uma economia de 32%, montante equivalente a uma economia anual de até 1,03 bilhões de litros. A PepsiCo atingiu esse número com uma estratégia envolvendo tanto medidas simples quanto investimentos na área, todas balizadas pela estratégia de negócios Performance com Propósito, que significa alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta.

“Para atingir a meta estipulada pela matriz, com cinco anos de antecedência, a operação sul americana atuou em uma série de frentes. Isso engloba o descobrimento de formas inovadoras para minimizar o impacto no meio ambiente, com ações que permeiem todo o negócio e visem a conservação de água. Esse conjunto de compromissos tem como base o compromisso da PepsiCo no que diz respeito à promoção do uso eficaz de água em suas operações e à aquisição de água respeitando comunidades e ecossistemas”, explica Jorge Tarasuk, Vice-presidente de Operações da Divisão de Alimentos da PepsiCo América do Sul,

Uma delas é o Recon – Conservação de Recursos - que desde 2006 tem como objetivo conscientizar e implantar programas voltados ao uso racional de água e energia no processo produtivo. Com o programa, a operação SAF (South America Foods) obteve uma redução de 25% do consumo de água de 2006 a 2010, o que significa uma economia anual de até 1,03 bilhões de litros. O equivalente a 500 piscinas olímpicas e 50 mil caminhões pipa que causariam um congestionamento de São Paulo a Florianópolis.

Vale destacar ainda que a companhia iniciou ano passado um projeto precursor no estado do Ceará. Em parceria com o governo estadual e a Universidade Federal do Ceará, a PepsiCo levou água potável e um sistema de coleta, armazenamento e dessalinização da água para 640 pessoas, equivalente a 128 famílias, do município de Milhã.

As ações da segunda maior empresa de bebidas e alimentos do mundo incluem ainda medidas simples como a instalação de um dispersor de água no sistema de jateamento de água do cortador de batatas utilizado no processo produtivo dos salgadinhos Elma Chips, por exemplo. Custou R$ 10 por peça e garantiu uma economia mensal de cinco mil metros cúbicos de água nas 15 plantas da região da América do Sul.

Já os investimentos mais robustos garantem, por exemplo, a repotabilização de água, projeto implementado na Colômbia onde se instalou uma planta “verde” que conta com tecnologias sustentáveis, iluminação solar nas áreas de produção durante o dia e recicla 100% da água utilizada no processo produtivo. Há planos para a instalação de uma segunda planta “verde”, mas, dessa vez, no Chile ainda este ano. A construção de Funza, situada na Colômbia, custou 3 milhões de dólares e a do Chile vai custar 2 milhões.

Já a Divisão Bebidas PepsiCo da América Latina, em parceria com Young Americas Business Trust, lançou recentemente o Eco Challenge, um concurso cultural que irá premiar duas equipes da América Latina com U$5 mil cada. Para levar o prêmio, basta criar soluções criativas com foco na redução e melhor aproveitamento do consumo de água.

Depois de mais de uma década promovendo ativamente a gestão sustentável de recursos de água, a PepsiCo continua a desenvolver soluções socialmente responsáveis, cientificamente comprovadas e economicamente avaliadas. Com isso em mente, a companhia tem uma série de metas globais voltadas à questão da sustentabilidade ambiental como promover o aceso a água limpa a três milhões de pessoas de países em desenvolvimento até o final de 2015.

Perfil-A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 19 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas no varejo cada. Seus principais negócios - QUAKER® (Cereais), TROPICANA® (sucos), GATORADE® (bebidas esportivas), FRITO-LAY® (snacks), e PEPSI-COLA® (bebida carbonatada) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER® (cereais), TODDY® e TODDYNHO® (achocolatados), COQUEIRO® (pescados), ELMA CHIPS®, LUCKY® e EQLIBRI® (snacks), GATORADE® e PROPEL® (bebidas esportivas), LIPTON® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas carbonatadas).

No total, a companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de quase 10 mil funcionários que já elegeram a empresa por 11 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de Pepsi, H2OH!, Gatorade e Lipton aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conversação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos. [www.pepsico.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: