Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 08:09

Light desenvolverá redes inteligentes de energia no Rio de Janeiro em parceria com o Governo dos Estados Unidos

Companhia de energia receberá 50% dos US$ 710 mil em recursos provenientes de um Acordo de Cooperação firmado entre a US Trade Development Agency.

A visita de Barack Obama ao Rio de Janeiro não ficará guardada na memória dos brasileiros somente pelo discurso no Centro do Rio, pelos encontros com autoridades ou por seus passeios turísticos pela Cidade Maravilhosa. O legado deixado pelo presidente norte-americano e sua comitiva trará importantes benefícios que contribuirão para o desenvolvimento e criação de emprego nos dois países, com realização de importantes acordos bilaterais em diversos setores da economia.

Um exemplo é o tratado de cooperação, firmado no dia 15 de março com o Governo dos Estados Unidos, por meio da U.S. Trade and Development Agency – USTDA (Agência Norte Americana para o Comércio e Desenvolvimento) e a Cemig Distribuição S.A, para investimentos em um estudo de viabilidade em implementação de redes inteligentes de energia (Smart Grid) na Light e na Cemig. A Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia para 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, será beneficiada com o equivalente a 50% dos US$ 710 mil em serviços de consultoria oriundos do acordo.

Para os consumidores, a aplicação dessa nova tecnologia no Brasil vai permitir a prestação de novos serviços e tornar os que já existem ainda mais eficientes, possibilitando, por exemplo, o acompanhamento dos níveis de qualidade da energia recebida através de medição inteligente. O programa de P&D também amplia o número de canais de comunicação da concessionária. Dentre outras funcionalidades, o consumidor poderá ter acesso a informações referentes a seu consumo de energia através de interfaces amigáveis, tais como televisores, telefones celulares, aplicativos web e mostradores avançados.

De acordo com o Coordenador Executivo do Programa Smart Grid Light-Cemig e Assessor da Diretoria de Distribuição da Light, Fábio Toledo, “queremos nos tornar uma empresa de ponta em redes inteligentes, com segurança e qualidade. Esta parceria contribuirá para este objetivo e permitirá a aproximação com fornecedores de tecnologia e concessionárias de energia norte-americanas”.

O executivo ainda afirma que o acordo, por ser o primeiro com foco em redes inteligentes na América Latina, demonstra a crença do governo americano na Light e na Cemig como parceiros de peso no desenvolvimento de tecnologias smart grid.

“O investimento possibilitará a troca de informações e tecnologias entre empresas americanas, a Light e a Cemig, o que poderá qualificar as redes de energia dos dois países entre as melhores do mundo”, finaliza o executivo.

Relação comercial estreita- A introdução das tecnologias smart grid permitirá o uso racional e eficiente de energia, além de expandir a capacidade de adicionar energia renovável no sistema elétrico, contribuindo para melhor gestão dos recursos e gerando benefícios ambientais.

Com o financiamento, o governo americano visa estreitar a cooperação comercial bilateral em relação à energia limpa entre o Brasil e os Estados Unidos. O recurso será usado para desenvolver uma estratégia para o programa smart grid realizado em parceria entre a Cemig e a Light.

A USTDA financia várias formas de assistência técnica, estudos de viabilidade, visitas técnicas e workshops em países em desenvolvimento, dando ênfase a setores da economia que possam usar produtos e serviços de origem americana.

“As empresas americanas são líderes na tecnologia de smart grid. Assim, este projeto apresenta um significativo potencial de ganhos para ambos os países”, disse a diretora da USTDA, Leocádia I. Zak.

Programa Smart Grid Cemig/Light- Os estudos para implantação de Smart Grid que Cemig e Light estão desenvolvendo contemplam vários projetos, utilizando recursos do programa de P&D coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e dos programas de investimento das concessionárias, sempre buscando modelos adequados à realidade das empresas brasileiras.

Dois projetos piloto servirão de campo de prova para os produtos desenvolvidos no programa de P&D da Light e da Cemig. No Rio de Janeiro, onde a Light distribui energia para quatro milhões de clientes, aproximadamente mil consumidores deverão participar. Deste total, 300 clientes deverão testar a automatização total da rede elétrica, com o uso de tomadas e eletrodomésticos inteligentes, além de canais de comunicação inovadores.

Em Minas Gerais, onde a Cemig é responsável pela distribuição de energia a 774 municípios, a implantação será na cidade de Sete Lagoas e contemplará inicialmente dois mil clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: