Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2011 - 07:23

Desastres climáticos em debate na PUC-Rio

Evento “Reflexões da Engenharia”, que reunirá especialistas e sociedade civil no dia 22 de março, inaugura iniciativa da Academia Nacional de Engenharia.

Com o objetivo de reunir as mais diversas especialidades da Engenharia e a sociedade civil, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) promove no próximo dia 22 de março (terça-feira), às 17h, PUC-Rio/Gávea – Auditório do RDC, o primeiro evento “Reflexões da Engenharia”. Neste debate inaugural, o tema será “Desastres Climáticos – Lições e Soluções”, tendo como referência as chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro no início do ano.

Para a discussão, o evento conta com a presença de três autoridades que acompanharam de perto os resultados da tragédia fluminense: Alberto Sayão, Engenheiro Geotécnico do Centro Técnico Científico da PUC- Rio (CTC/PUC-Rio), Francis Bogossian, vice-presidente executivo da ANE e presidente do Clube de Engenharia, e Paulo Vivacqua, presidente acadêmico da ANE.

O professor do CTC/PUC-Rio Alberto Sayão irá apresentar um resumo do aconteceu na Região Serrana, com fotos, números, ilustrações e detalhes que confirmam a necessidade rápida de planejamento para a área. “É preciso monitorar as encostas, definir ações preventivas, evitar a ocupação desordenada e ter um bom sistema de alerta que indique o momento de abandonar a localidade”, defende Sayão. Francis Bogossian reforça os argumentos: “É necessária a presença de um órgão federal que faça o controle das encostas, que tenha um monitoramento da situação para estar sempre em alerta.”

De acordo com Djenane Pamplona, vice-presidente para assuntos nacionais da ANE e responsável pelo evento, desastres recorrentes de mudanças climáticas têm sido frequentes e é necessário definir ações de prevenção para evitar ou reduzir as perdas com esses desastres. “A interação da engenharia com a atualidade é fundamental para elaborar atividades e reflexões que tragam soluções para os problemas recorrentes dessas fatalidades”, alerta.

A participação no debate é gratuita e aberta ao público. O evento será no Auditório do RDC (Rio Data Centro), na PUC-Rio, na Gávea.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: