Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2011 - 10:01

Carnaval de Cabo Frio (RJ) será em clima de festa este ano


Liga das Escolas de Samba da cidade completa 10º aniversário com o segundo maior desfile do Estado.

Não é à toa que Cabo Frio é um dos destinos fluminenses mais procurados no Carnaval. Além de ser uma das cidades mais belas da Região dos Lagos, é a que tem o segundo maior desfile de escolas de samba do Estado do Rio. Desde 2001, quando a Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio (Liescaf) foi criada, o carnaval passou a ter outro brilho. São 15 agremiações que fazem um verdadeiro espetáculo na Morada do Samba (o sambódromo da cidade). Somado a isso, os 48 blocos que circulam em Cabo Frio nesse período oferecem ainda mais opções aos cerca de 800 mil foliões que visitam a cidade.

Em Cabo Frio, as apresentações são gratuitas e atraem cerca de 18 mil pessoas por dia. Das 15 agremiações, oito são do Grupo Especial, cinco do Grupo de Acesso e as duas restantes são Escolas da Comunidade. Estas são as primeiras a desfilar e na sexta-feira dão o seu show na Morada do Samba. No sábado, é a vez do Grupo de Acesso. O domingo e a segunda são destinados ao Grupo Especial. A apuração é divulgada na terça-feira. A divisão por grupos surgiu com o surgimento da Liescaf, mas os desfiles já aconteciam em Cabo Frio desde o início da década de 80.

Este ano, os blocos de rua terão mais movimento que nos carnavais passados. Há sete novos grupos, somando 45 blocos na cidade. Os mais tradicionais como o Azul e Branco, Bloco da Saúde e Costela, com mais de 15 anos de existência, se mantêm com mais energia que antes. O bloco das Damas e o Parókia, famosos entre moradores e turistas, voltam a carregar milhares de foliões pelas ruas de Cabo Frio. Ainda há o CarnaGay, um dos mais liberais da cidade, formado por lésbicas. O presidente da Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf), Márcio Agualusa, afirma que o carnaval de blocos de 2011 tem tudo para ser o melhor da história da cidade.

Monumentos históricos de Cabo Frio de cara nova no Carnaval- No Carnaval, quem visitar Cabo Frio perceberá mudanças em alguns pontos turísticos do município. O Forte de São Mateus, Mirante do Morro do Arpoador e a Morada do Samba são alguns dos locais em reforma. A Coordenadoria de Serviços Públicos da cidade realizou um mutirão de melhorias para oferecer espaços de lazer bonitos e agradáveis ao morador e turista de Cabo Frio. O pacote de intervenções incluiu ainda obras em 20 praças do município. O problema é que esses locais são constantemente alvos de vândalos.

O Forte de São Mateus, principal monumento histórico e cultural de Cabo Frio, com seus mais de 390 anos de existência, foi todo restaurado. A ponte que leva o visitante da Praia do Forte até o interior do monumento também recebeu melhorias. De acordo com o coordenador-geral de Serviços Públicos de Cabo Frio, Eduardo Leal, essas obras proporcionarão mais segurança a turistas e frequentadores. “O acesso ao forte estava precário. Com as mudanças, acredito que o número de visitas irá aumentar”, diz. Antes da obra, o monumento costumava receber mais de 54 mil visitas ao ano.

O Mirante do Morro do Arpoador, situado na Boca da Barra do Canal do Itajuru, com vistas para o Forte, a Ilha do Japonês e sua praia, também passou por mudanças. Ele agora tem novos bancos e o píer foi pintado. De fácil acesso, o mirante é o lugar ideal para pessoas que gostam de observar a natureza e sentirem a brisa do mar. Para completar os importantes locais que foram modificados, tem a Morada do Samba, fundada em 2004, que esse ano teve toda sua estrutura melhorada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: