Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2011 - 09:53

Multiner inaugura Usina de Energia Eólica Alegria I

A Multiner – empresa controladora da New Energy Options Geração de Energia S.A. – inaugurou no dia 24 de fevereiro (quinta-feira), a Usina de Energia Eólica Alegria I, em Guamaré (RN). A usina, em operação comercial desde 30 de dezembro de 2010, é a primeira de um par e tem capacidade de geração de 51,15 MW, energia suficiente para abastecer 70 mil moradias. Juntas, as duas plantas formarão o maior parque eólico da América Latina com capacidade de geração de 151,8 MW. Estarão presentes ao evento os presidentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, o Diretor Vice-Presidente da Multiner, Hugo Seabra de Souza, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado.

Empresa nacional do setor de geração de energia elétrica, a Multiner empregou mais de 450 trabalhadores na construção da UEE Alegria I e investiu em sua construção R$ 330 milhões. Desse total, R$ 250 milhões foram financiados pelo BNB. Alegria I opera com 31 aerogeradores da fabricante dinamarquesa Vestas – líder mundial na fabricação de aerogeradores. A escolha da localização é altamente estratégica, já que a Região Nordeste apresenta excelente regime de ventos, com média anual de velocidade de 8,5 metros/segundo.

Segundo Hugo Seabra de Souza, diretor vice-presidente da Multiner, a cooperação do agente de fomento com a empresa foi fundamental para o projeto. “Em parceria com o Banco do Nordeste, estamos celebrando o encerramento da primeira etapa de um grande desafio. Paralelamente, já começamos uma nova fase, construir ao lado de Alegria I uma outra usina eólica com o dobro de aerogeradores, que gerará mais 100,65 MW de energia. Em conjunto, formarão o Parque Eólico Alegria, com 151,8 MW instalados, o maior da América Latina”, afirma Souza.

De acordo com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, a meta de sua gestão é transformar o Estado em um centro de referência internacional na geração de energia eólica do país, na produção de peças e componentes para atender o mercado nacional e internacional e na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao setor. “A instalação das Usinas de Energia Eólica Alegria I e II, com 92 aerogeradores, para produção de 151,8 MW é o maior projeto em desenvolvimento na América Latina. É um projeto governamental aproveitar nossas potencialidades em eólica, pois temos o equivalente a uma Itaipu para geração de energia”, disse a governadora que, através de Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, SEDEC, tem se mobilizado para atrair investimento, fabricantes e estimulado convênios com Universidades e instituições de capacitação de mão-de-obra especializada.

Para o presidente do BNB, Roberto Smith, é importante colaborar com empreendimentos que desenvolvam a produção de energia limpa e renovável para o Rio Grande do Norte e a Região Nordeste. “Os projetos são tão relevantes que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, a construção das plantas trouxe emprego e renda para o estado”, explica Smith.

As obras de Alegria II foram iniciadas no final de 2010 e todas as 61 turbinas eólicas já chegaram ao Brasil. Para a presidente da empresa, diversificar a matriz energética brasileira é importante para que o país não dependa apenas das chuvas para a geração de energia. “A energia eólica é uma fonte complementar, pois o período de chuvas se alterna com o de ventos”, explica Souza.

Perfil- A Multiner S.A. é uma empresa brasileira de geração de energia elétrica de capital nacional, que busca instalar e operar nos próximos anos várias unidades de produção de energia elétrica de fontes diversas e em diferentes localizações estratégicas, observando elevados padrões de eficiência operacional, responsabilidade socioambiental, transparência e governança corporativa.

A Multiner já opera uma termelétrica em Manaus (AM), a UTE Cristiano Rocha, com capacidade de geração de 85,4 MW. Em operação desde novembro de 2006, essa importante unidade gera energia de forma continuada para a distribuidora de energia local: a Amazonas Distribuidora de Energia S.A. Também fornece energia elétrica para mais de 200 mil habitantes da região.

Atualmente, o portfólio de energia já contratada sob gestão da Multiner - representado por usinas em funcionamento ou com contratos de venda de energia elétrica (PPAs) já conquistados e garantidos - atinge a capacidade total de 1,3 GW.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira