Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2011 - 12:41

Programa ambiental inaugura primeiro ponto de coleta de óleo lubrificante usado

A iniciativa faz parte do Monitoramento da Dragagem de Aprofundamento do Porto de Santos.

O primeiro ponto coletor de óleo lubrificante usado, voltado para pescadores artesanais da comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, será inaugurado no dia 03 de março (quinta-feira), às 14 horas, no Estaleiro Procyon, na Rua Odair Rodrigues nº 340. A idealização e a criação do ponto é do programa Manchas Órfãs – Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náutica, que integra a obra de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, em parceria com a comunidade de pescadores, prefeitura e o empreendedor do estaleiro.

O objetivo do programa é a reciclagem de óleo lubrificante usado pela comunidade pesqueira. O local foi escolhido pelas condições de fácil acesso, pois tanto por terra, quanto pelo canal, os pescadores poderão depositar o óleo usado.

Regido pela Resolução Conama nº 362 de 2005, que trata do gerenciamento de óleo lubrificante usado, a logística reversa para reaproveitamento desse resíduo terá as seguintes etapas: segregação do óleo por parte do pescador, que o depositará em coletor de 200 litros, localizado no estaleiro. Completado o volume do coletor, a empresa Lubrasil será acionada por telefone para providenciar a coleta do material em caminhão adaptado para esse serviço, conforme os requisitos da ANP – Agencia Nacional de Petróleo. Essa empresa refinará esse resíduo, de modo a permitir que sirva como matéria prima para a produção de novo óleo lubrificante. O ponto coletor que funcionará de segunda a sexta, em horário comercial, será sinalizado com auxílio de faixas, sendo visível, tanto por terra, quanto pelo canal de acesso ao Estaleiro.

A participação da comunidade pesqueira nessa atividade, além do benefício ambiental, trará também retorno financeiro, pois a empresa Lubrasil pagará por cada volume de óleo reciclado. “O presidente da Colônia Pesqueira do Guarujá, Edson Santos Cláudio e Maura Cristiane Santos Bilro, da capatazia da Z-3, em Santa Cruz dos Navegantes vão garantir a manutenção da campanha de coleta e assegurar o retorno desse benefício aos pescadores”, explica o biólogo e consultor da FUNDESPA, Marcos Silveira. O incentivo financeiro para os pescadores da capatazia de Santa Cruz, comenta Silveira, contribuirá para ajudar em várias necessidades da comunidade como a compra de redes, cuidados médicos para pescadores afastados, entre outras coisas.

O evento, que dará início ao ponto de coleta, contará com a presença da comunidade de Santa Cruz e representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá, Codesp, Ibama, Fundespa, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: