Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2011 - 10:45

Bateria Mirim TIM Música nas Escolas comanda bloco de Carnaval na Praça Xavier de Brito, Tijuca


A Bateria Mirim formada por jovens que integram o projeto social TIM Música nas Escolas vai comandar um bloco de rua no dia 26 de fevereiro (sábado),às 11h, na Praça Xavier de Brito, Tijuca.

Regidos pelo mestre Mangueirinha e acompanhados por músicos da escola de samba Unidos de Vila Isabel, cerca de 40 participantes vão apresentar um vasto repertório de marchinhas de Carnaval.

Os integrantes da bateria – alunos do CIEP Oswaldo Aranha e moradores do entorno da escola, em Realengo - já são conhecidos na região tijucana, onde fazem apresentações periódicas.

O TIM Música nas Escolas é um programa educacional baseado na linguagem universal da música. Criado em 2003, beneficiou, até o momento, mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.

A iniciativa conta, desde o início, com oficinas musicais e criação de grupos diferenciados, como os Núcleos de Agitação Cultural, os aprendizes de áudio, as baterias-mirins e os Pequenos Embaixadores da Paz. Este último grupo, formado por alunos selecionados segundo critérios de comprometimento e aptidão, recebeu formação musical direcionada e formou as Orquestras Brasileiras. Atualmente, existem seis Orquestras Brasileiras no país – nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Belém – que se distinguem pelo seu repertório de música nacional e não pelos instrumentos que a compõem.

Fruto de uma parceria entre a operadora e as Secretarias de Educação do Estado e do Município, o projeto TIM Música nas Escolas chegou ao Rio de Janeiro há seis anos e atendeu mais de 2,5 mil estudantes das escolas municipais José Piquet Carneiro, em Bangu; Gonçalves Dias, em São Cristóvão; Soares Pereira, na Tijuca; escola estadual Madre Teresa de Calcutá e CIEP Osvaldo Aranha, ambas em Realengo.

A Orquestra Brasileira do Rio de Janeiro é formada por 62 jovens, que hoje se apresentam em diversos eventos que acontecem na cidade, como rodas de choro e festivais de música. Também multiplicam o conhecimento adquirido realizando oficinas musicais com pequenos alunos em escolas que já receberam o programa e outras localizadas em suas regiões de atuação. Na capital carioca, o projeto formou ainda a Bateria TIM Música nas Escolas, comandada pelo mestre Mangueirinha e que conta com alunos do CIEP Oswaldo Aranha e moradores do entorno da escola.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: