Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2011 - 08:09

Copa de Andamento Mangalarga ganha reforço da Lei de Incentivo ao Esporte


Recursos possibilitarão o aprimoramento da infraestrutura da disputa, possibilitando a intensificação e a valorização desta prática desportiva de alto rendimento típica da raça Mangalarga.

A Copa de Andamento Mangalarga promete ter uma temporada bastante movimentada em 2011. A competição, afinal, contará este ano com um significativo aprimoramento de sua infraestrutura, graças aos recursos advindos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Em outubro do ano passado, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) conseguiu a aprovação do Ministério do Esporte para o Projeto Desportivo Mangalarga 2011. Dessa forma, a entidade obteve autorização para captar R$ 220 mil, por meio de incentivo fiscal, junto à iniciativa privada. A verba captada será aplicada na realização de cinco etapas abertas da Copa de Andamento: Amparo (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Mococa (SP) Uberaba (MG) e São Paulo (SP).

Para Sergio Luiz Dobarrio de Paiva, presidente da ABCCRM, a Lei de Incentivo ao Esporte será bastante benéfica para a Copa de Andamento. Afinal, com os recursos advindos da LIE será possível aprimorar a estrutura da competição, possibilitando a intensificação e a valorização desta prática desportiva de alto rendimento típica do Mangalarga.

“Esse fato vai gerar um maior fomento da raça, possibilitando a realização de mais eventos, atraindo pessoas, gerando empregos e proporcionando melhores premiações. Afinal, como os custos de realização da prova serão cobertos pela Lei de Incentivo ao Esporte, o valor arrecadado com as inscrições poderá ser revertido para os prêmios, gerando um círculo virtuoso que fará com que mais criadores participem das provas, inscrevendo um maior número de animais e preparando de forma cada vez melhor esses exemplares”, explica o presidente.

Paiva destaca ainda que os recursos obtidos serão integralmente destinados ao Projeto, que será acompanhado pelo Ministério do Esporte e pelo Tribunal de Contas da União, proporcionando absoluta transparência tanto para a comunidade mangalarguista como para a sociedade brasileira. “Esse é um trabalho muito sério, cuja validade é de um ano. Por isso, no final de 2011, a ABCCRM prestará contas ao Ministério, que verificará se os eventos realmente aconteceram e se as notas fiscais estão em dia para só então aprovar uma nova edição do projeto.”

O presidente explica ainda que o trabalho poderá ser ampliado nas próximas edições. “Nós optamos por começar este trabalho com um valor relativamente modesto justamente porque passaremos por um processo de aprendizado em 2011. Depois desta fase inicial, acreditamos que será possível ampliar o projeto. No entanto, o que é realmente importante é o fato da Associação ter sido contemplada pela Lei de Incentivo ao Esporte, pois isso demonstra que esta é uma entidade séria, gerida de forma responsável”, ressalta o dirigente.

Considerada a principal competição funcional da raça Mangalarga, a Copa de Andamento acontece anualmente com etapas realizadas em diferentes pontos do País. No ano passado, a disputa contou com cinco provas abertas e sete regionais, além da grande final, disputada no dia 28 de novembro na cidade paulista de Jaú (SP). [www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400].

.[Cinco etapas da competição serão contempladas pela Lei de Incentivo ao Esporte. |Crédito/foto: Norberto Cândido].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira