Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

13/01/2011 - 09:13

As facilidades e dificuldades do aluguel para universitários


André Luis de Souza Júnior, proprietário da imobiliária ATO

A busca aumenta no começo do ano e encontrar um fiador deixou de ser um empecilho.

Os aluguéis de imóveis são impulsionados com o início do ano. Segundo dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em alguns municípios de São Paulo a procura por um lugar pode aumentar até 40%. Em Piracicaba, um dos principais motivos é a busca dos universitários que passaram nas principais universidades da cidade, entre elas a Esalq e a Unimep. No caso da Unimep, as matrículas já começaram a ser feitas no dia 13 de dezembro do ano passado. Como as aulas se iniciam em fevereiro, este é o mês da corrida pela busca de um local para morar.

Se antes alugar um imóvel era uma das principais dificuldades enfrentadas pelos ingressantes da faculdade, hoje isso já não é mais um grande problema. O motivo são as facilidades encontradas pelas imobiliárias para realizar a negociação. André Luis de Souza Junior, proprietário da imobiliária ATO explica que atualmente há outras maneiras de obter as garantias locatícias. “Sabemos que apresentar fiador é sempre um problema para qualquer estudante, pois a maioria vem de outras cidades, por isso trabalhamos em parceria com a Porto Seguro Aluguel e Sul América Capitalização, que asseguram a garantia locatícia para alugar um imóvel, sem a necessidade de envolver outras pessoas”, explica.

Uma outra questão a ser analisada é a escolha do tipo de imóvel: kitnet, casa ou apartamento. André Luis de Souza Júnior, proprietário da imobiliária ATO

Além de analisar o tipo de moradia, escolher a companhia ideal para dividir o novo lar pode ser difícil. Tássia Alves morou em kitnet durante quatro anos, e no último ano do curso de jornalismo em Campinas se mudou para um apartamento. Para encontrar alguém, ela recorreu ao orkut. “Essas ferramentas de relacionamento online podem ser muito úteis na hora de procurar um lugar ou alguém para dividir um quarto, pois através delas podemos analisar o perfil das pessoas e saber se encaixa ao nosso”, conta.

Outra dificuldade enfrentada pelos estudantes que vão começar o 1º ano da faculdade é o fato de não conhecer a cidade. O diferencial das imobiliárias neste momento, pode ser encontrado na receptividade aos calouros. O corretor da imobiliária ATO conta que a equipe está preparada para dar toda a consultoria necessária. “Como a maioria dos jovens não conhece o município, consultor de locação vai em companhia do cliente mostrando o caminho, apresentando a cidade, comentando sobre os benefícios de morar em determinado bairro...” explica André Júnior.

Além disso, se a decisão do estudante for a de comprar financiado para depois de terminar os estudos já possuir um investimento, a imobiliária possui as melhores indicações a serem feitas acerca de financiamento perante os bancos, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira