Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2011 - 11:06

Furnas desenvolve ambientes virtuais para treinar operadores

Simuladores serão implantados em usinas, subestações e no Centro de Treinamento da empresa.

A Eletrobras Furnas desenvolveu ambientes de simulação que reproduzem fielmente as salas de controle de usinas e subestações para treinar seus operadores em condições muito próximas ao trabalho real.

Os equipamentos já passaram por testes na Subestação de São José, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e serão implantados em duas usinas, oito subestações e no Centro de Treinamento de Furnas, em São José da Barra, Minas Gerais.

De avançada tecnologia, os simuladores submetem os operadores a estímulos sensoriais compatíveis ao desempenho real de atividades complexas, como as que ocorrem em situações de crise, nas salas de controle de usinas e subestações.

“Furnas é pioneira, não tendo nenhuma empresa que emprega esse programa. O trabalho revoluciona os métodos de treinamento dos profissionais da área de operação”, ressalta Cesar Zani, diretor de Operação do Sistema e Comercialização de Energia da empresa.

Em março, os participantes dos cursos de Treinamento Básico realizarão atividades com os equipamentos de simulação e a previsão é que cerca de 140 operadores sejam treinados ao longo do ano. Serão exigidos investimentos de ordem de R$ 200 mil a Furnas.

Recentemente, o sistema foi premiado no XI Encontro para Debates de Assuntos de Operação (EDAO), promovido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e Comitê Nacional Brasileiro de Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil).

Perfil- A Eletrobras Furnas possui um complexo de empreendimentos responsável por quase 10% da geração do país. São 14 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, aproximadamente 20 mil km de linhas de transmissão e 50 subestações. De toda a energia consumida no Brasil, mais de 40% passam pelo Sistema Eletrobras Furnas.

A empresa garante o fornecimento de energia em uma área onde estão situados 51% dos domicílios brasileiros, que responde por 65% do PIB nacional e está presente em quatro das cinco regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste).

No momento, a empresa segue seu plano de expansão e está construindo três novas usinas hidrelétricas - Santo Antonio (RO), Simplício (RJ/MG) e Batalha (GO/MG) - 26 linhas de transmissão e 14 subestações, com recursos próprios e em parceria com a iniciativa privada, além de ter arrematado, recentemente, no leilão da ANEEL, por meio do Consórcio Teles Pires Energia Eficiente, a UHE Teles Pires (MT/PA). Todos estes empreendimentos geram milhares de postos de trabalho e levarão energia para mais 13 milhões de brasileiros, ampliando para 41 milhões o número de pessoas que recebem energia gerada por usinas de Furnas. A capacidade instalada das usinas com a marca da empresa aumentará em 60%, de 11 mil MW para 17 mil MW.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: