Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2011 - 06:33

Guarujá: acessível a todos

A cidade oferece estrutura para esportistas de todas as idades e necessidades.

Guarujá é uma cidade com praias que, mais do que bonitas, são ótimas para nadar e praticar inúmeros esportes aquáticos e de areia. E, melhor ainda, é uma cidade onde todos têm opções para se exercitar e se divertir, sem exclusões.

Um bom exemplo disso é a Liga de Beach Soccer e Esportes de Areia do Guarujá e Litoral Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público que, há três anos, promove esportes de praia como fator de inclusão social.

Idealizada por Edelton Chaves Fazenda, o Dedé, a liga tem incentivado o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos da terceira idade por meio do esporte, levando inclusive à profissionalização de times de vôlei de praia e de futebol de areia, além de ter formado diversos juízes na escola de arbitragem deste último.

A Liga, presente em nove arenas espalhadas nas praias do Perequê, Pernambuco, Enseada, Pitangueiras, Astúrias, Tombo e Guaiúba e nos bairros de Morrinhos e Itapema, acolhe cerca de 1,5 mil praticantes por dia. Além disso, desenvolve também projetos de atendimento a pessoas com necessidades especiais, que podem praticar as mesmas modalidades com o acompanhamento de monitores.

Outra opção é o Pirata Surf Club que oferece, desde 1996, aulas de surfe para pessoas de todas as idades, inclusive para pessoas com necessidades especiais. Seu idealizador, Alcino Neto, o Pirata, surfava desde os oito anos de idade e, aos 15, teve uma perna amputada devido a um acidente. Superada a deficiência ele se tornou uma referência no esporte, criando uma estrutura que permite trabalhar com pessoas dos mais variados níveis de restrição.

Junto à esposa, a psicóloga esportiva Maria Gabriela Carreiro, o Pirata criou o “Projeto Viva Onda Certa”, que conta grupos especiais para pessoas carentes que queiram ter aulas de surfe. O casal administra o projeto que além da prática esportiva, visa o desenvolvimento integral de jovens e crianças de comunidades menos favorecidas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira