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21/12/2010 - 09:25

GOL divulga dicas para facilitar check-in e embarque de clientes

Totens para autoatendimento, internet, celular e até aplicativo para iPhone agilizam procedimentos.

Começou oficialmente a alta temporada de viagens aéreas e, é natural, os aeroportos nacionais estão mais movimentados. Para que a passagem pelos terminais seja tranquila, a GOL divulgou algumas facilidades que ajudarão os clientes a agilizar seu embarque, evitando as filas nos balcões de check-in tradicionais.

Tipos de check-in: • Check-in pela internet – Para realizar o procedimento, basta usar qualquer computador plugado à rede, fazendo o check-in com até 24 horas de antecedência. Depois, é só imprimir o cartão de embarque e apresentá-lo na sala de embarque.

• Totem para autoatendimento – A GOL dispõe de totens para autoatendimento em procedimentos de check-in nos aeroportos de Brasília, Belo Horizonte (Confins), Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Ilhéus, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Salvador, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Vitória. O serviço, disponível para clientes em voos domésticos com ou sem bagagem, também reduz o tempo de embarque.

• Check-in pelo celular – A GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a oferecer o check-in inteiramente pelo celular. Por meio do seu próprio aparelho, o cliente pode fazer o check-in e escolher seu assento. O cartão de embarque é impresso nos totens para autoatendimento instalados nos principais aeroportos do País. Basta escolher a opção “check-in pelo celular” e posicionar a tela do aparelho com o código 2D contra o leitor.

• Aplicativo para iPhone – Facilidade disponível apenas na GOL, permite que passageiros sem bagagem a despachar efetuem check-in de voos domésticos, escolham sua poltrona no voo, creditem milhas no programa de milhagem SMILES e recebam o cartão de embarque diretamente pelo aparelho iPhone. Para realizar o check-in pelo aparelho é muito simples: o passageiro insere seu código localizador recebido no ato da compra da passagem e os dados de documentação, para receber o cartão em código de barras 2D, que será lido pelo equipamento dos agentes posicionados em frente aos portões de embarque.

• Balcões de Entrega de Bagagem - Nos principais aeroportos, a GOL disponibilizou também os chamados Balcões de Entrega de Bagagem. Por meio deles, os passageiros que realizaram o check-in pela internet, celular, iPhone ou totens para autoatendimento podem despachar as bagagens com mais agilidade.

Orientações adicionais sobre viagens aéreas: • Apresentação e documentação – Se decidir fazer o check-in para voo doméstico da forma tradicional, a dica é chegar com mais de uma hora de antecedência no aeroporto, para passar pela fila, balcão e portão de embarque com tranquilidade. Para voo internacional, é importante chegar com pelo menos duas horas de antecedência. Confira sua documentação antes de embarcar.

• Embarque de crianças - Para o embarque de crianças de colo, é obrigatória a apresentação de documento original de identificação ou cópia autenticada. Caso a criança não esteja acompanhada por um parente de primeiro grau (avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos), será necessária autorização dos pais com firma reconhecida ou Juizado de Menores. No caso da GOL, não é permitido o transporte de menores de 5 anos desacompanhados de um responsável. Já adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos acompanhados ou desacompanhados não precisam de autorização.

• Atendimento preferencial – A GOL oferece, após a compra do bilhete, um serviço de Atendimento On-line em seu site, por meio do qual o cliente informa seu código localizador (registro de reserva) para solicitar assistência do pessoal de terra, que o auxiliará durante o procedimento de embarque. No aeroporto, o cliente deve buscar auxílio no balcão de check-in destinado a atendimentos preferenciais. Deficientes visuais desacompanhados são levados até a aeronave por um funcionário e, a bordo, a empresa oferece folhetos de segurança em braile. Pessoas com alguma deficiência motora têm à disposição cadeiras de rodas fornecidas pela própria companhia. Já deficientes auditivos obtêm atendimento preferencial pelo número 0800-709-0466.

• Embarque de animais – A GOL carrega até dois animais por voo, com exceção para o transporte de filhotes da mesma ninhada pertencentes ao mesmo cliente. Cães-guia para cegos, surdos e/ou mudos podem ser transportados na cabine de passageiros, desde que as medidas sanitárias sejam observadas e mediante disponibilidade de assentos na aeronave.[ Youtube: www.youtube.com/gol) e no site da companhia (www.voegol.com.br). A Central de Relacionamento com o Cliente pelo telefone 0800-704-0465, com atendimento é realizado 24 horas por dia.

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