Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2010 - 08:52

Foz recebe presidentes de 12 países para a Cúpula do Mercosul

Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, estarão entre os participantes do evento. A Cúpula dos Presidentes do Mercosul começa no dia 16 de dezembro (quinta-feira), na Itaipu, e prossegue no Hotel Bourbon até o dia 17 de dezembro (sexta-feira).

Nesta quinta-feira [16/12], começa a 40ª Cúpula dos Presidentes, em Foz do Iguaçu. Será o último compromisso internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro contato da presidente eleita, Dilma Rousseff, com os chefes de estado sul-americanos.

Na ocasião, Lula transmitirá o comando do Mercosul para o presidente paraguaio, Fernando Lugo. Delegações de 35 países confirmaram participação no encontro. Mais de 3 mil homens do Exército, polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, além de agentes de inteligência da Abin, reforçam a segurança do evento. Caças da Aeronáutica vão sobrevoar o espaço aéreo da fronteira. O trânsito também sofrerá alterações para a passagem dos comboios.

A cúpula terá início às 19h, no Cineteatro dos Barrageiros – antigo cinema dos operários que construíram a Itaipu e que foi reformado para a ocasião. A abertura será realizada simultaneamente ao encerramento da Cúpula Social do Mercosul, que teve início nesta terça-feira (14), no mesmo local.

Na noite de quinta-feira, o presidente Lula oferecerá um jantar em uma tenda especialmente montada nas imediações do Painel do Barrageiro – de autoria do artista paranaense Poty Lazarotto – no Mirante Central da hidrelétrica de Itaipu.

São esperados para a cúpula os presidentes dos 12 países da América do Sul, além de representantes de outras 23 nações de todo o mundo: ministros de Indústria e Comércio da Jordânia, Síria e Palestina, e chanceleres e ministros da Austrália, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Malásia, Zimbábue, Nigéria, Argélia, Marrocos, Egito, México, Cuba, Índia, Irã, Paquistão e Sri Lanka.

As discussões ocorrerão no Hotel Bourbon. Entre os temas que estarão em pauta, está a adoção do Estatuto da Cidadania do Mercosul, que prevê a unificação dos registros de carteiras de identidade e de matrículas veiculares dos integrantes do bloco. Também haverá uma reunião privada entre os presidentes dos Estados Partes do Mercosul e a Venezuela, na sexta-feira. No mesmo dia, às 13h, haverá uma entrevista coletiva à imprensa com os chefes de estado.

O encontro diplomático será o maior realizado até entã o na tríplice fronteira. “Aqui estamos no coração do Mercosul. Realizar essa cúpula na região é fechar com chave de ouro um processo que tem na Unila (a Universidade Federal da Integração Lati no-Americana) um grande marco”, afirmou o anfitrião do evento, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.| www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira