Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 10:12

Congresso chega ao fim com balanço positivo

Evento realizado durante dois dias em Porto Alegre debateu formas eficazes de fiscalização das contas públicas.

Último evento promovido pelo Instituto Municipalizar em 2010, o II Congresso Sulbrasileiro de Controle Público - A Transparência Construindo a Democracia se encerrou nesta quinta-feira, em Porto Alegre.

Entre os palestrantes da tarde, estiveram no auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado, o espanhol Antonio Arias, Conselheiro do Tribunal de Contas do Principado de Astúrias e da União Europeia, que falou sobre Modelos de Controle Interno e Externo na União Europeia, e o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Márcio Cammarosano, que abordou o tema Moralidade Administrativa: Tutela Judicial e Caracterização da Improbidade para fins de Responsabilização dos Agentes.

De acordo com Pablo Tatim, diretor-geral do Instituto Municipalizar, ao longo do ano, nos oito congressos promovidos pela entidade, passaram por Porto Alegre e Caxias do Sul, sede do primeiro evento, mais de 3.050 participantes, de 16 Estados brasileiros. "Esse número revela que os assuntos debatidos por nós geram grande interesse na classe jurídica de todo o país", avalia.

Outros dados apontados pelo advogado apontam que, ao todo, 205 palestrantes ocuparam a tribuna para discorrer sobre os mais variados temas do Direito. Outro número considerável, segundo Tatim, é a presença de 142 instituições do poder público, além de 41 universidades e centros universitários, que se uniram na realização dos encontros. "Conseguimos transformar o Rio Grande do Sul num centro de excelência da área no país. Neste ano, o Municipalizar cresceu e se tornou nacional devido aos grandes nomes que trouxemos para cá. O Instituto virou notícia, tanto no Estado quanto fora daqui. E isso é motivo de muito orgulho para todos que nos envolvemos neste processo", revela.

Ao término do II Congresso Sulbrasileiro de Controle Público, Tatim agradeceu mais uma vez a presença dos participantes e reverenciou o Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado, Helio Saul Mileski, que foi o professor homenageado do evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: