Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2007 - 09:47

Petrobras Distribuidora se prepara para liderar a inserção dos biocombustiveis no mercado de aviação


Depois de se consolidar como líder na venda de biodiesel no país, a Petrobras Distribuidora já começa a se preparar para inserção dos biocombustíveis no mercado de aviação com o Bio QAV (biocombustível misturado ao querosene de aviação). “Assim que as questões técnicas, econômicas e regulatórias estiverem equalizadas, seremos pioneiros e líderes também neste segmento de mercado”, garantiu a presidente da Companhia, Graça Foster, na abertura do seminário “Biodiesel BR: Consolidado em Terra, Iniciado no Mar e a Caminho do Ar”, realizado dia 6 de julho na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Graça Foster apresentou dados consolidados sobre o mercado de biodiesel, incluindo o relacionamento com os produtores e órgãos reguladores, e as vendas para os setores automotivos, ferroviários, marítimos, industriais e de geração de energia. Em apenas 13 meses, a Petrobras Distribuidora montou a maior cobertura na venda de biodiesel no país. Atualmente, 93% dos postos da BR que comercializam diesel também oferecem biodiesel adicionado na proporção de 2% ao óleo mineral (B2). Hoje já temos mais postos vendendo biodiesel do que alcool hidratado. Exatos 191 dias antes do início da obrigatoriedade do uso de B2, a BR já tem a logística pronta para atender a todo o mercado nacional.

Esse esforço servirá de referência para as demais distribuidoras se adequarem para cumprir a legislação, comercializando B2 a partir de 13 de janeiro de 2008.

Em relação ao Bio QAV, Graça Foster também mostrou como a BR vem acompanhando de perto as pesquisas no Brasil e no mundo para a utilização dos biocombustiveis no setor aéreo e sua cuidadosa avaliação das potenciais demandas de infra-estrutura de suprimento e de marco regulatório, com o objetivo final de preparar a Petrobras Distribuidora para se tornar a pioneira também na comercialização do produto.

A BR já realiza estudos para adequar as 13 bases que movimentam querosene de aviação (QAV) no país e as instalações fixas (tanques) e móveis (caminhões abastecedores) nos 120 aeroportos em que está presente. Também irá estender as adaptações ao Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ) - que assegura a qualidade do QAV desde a refinaria até o momento do abastecimento -, às normas e procedimentos técnicos relativos ao novo combustível, aos seus fornecedores e ao treinamento de sua força de trabalho. “É possível que já no final de 2008 estejam sendo realizados vôos em caráter experimental com o Bio QAV e a BR quer, e vai, participar deste processo”, afirmou Graça Foster, repetindo mensagem apresentada em vídeo pelo pesquisador Expedito Parente, presidente da Tecbio, empresa pioneira na fabricação do biodiesel no Brasil e que vem desenvolvendo testes deste novo combustível.

. Liderança – Em terra e no mar, a BR já é líder absoluta no mercado nacional de biodiesel. A Companhia tem no momento 56 de um total de 64 bases e terminais recebendo, armazenando e distribuindo o produto em 3.500 municípios de todo o Brasil, por meio de 150 transportadoras contratadas. Sua capacidade total de carregamento é de 1,2 bilhão de litros. No último ano foram investidos R$ 35 milhões na adequação das instalações para trabalhar com o biodiesel.

No segmento de revenda, já são 5.500 postos Petrobras comercializando o produto em todo o Brasil. Na área de mercado consumidor, são 1.746 clientes no setor de cargas e passageiros, 21 no segmento ferroviário, 150 no de geração de energia elétrica, 1.114 no industrial e 60 no marítimo. Em breve o diesel com 5% de biodiesel em sua composição (B5) estará sendo fornecido também às usinas termelétricas do sistema isolado, na Região Norte do Brasil. Desde 2006, já foram comercializados 6,6 bilhões de litros de B2.

Também nesse seminário foi lançado o livro “Economia da Energia”, organizado pelo Prof. Helder Queiroz Pinto Junior, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), patrocinado pela Petrobras Distribuidora. | Foto: Graça Foster, presidente da Petrobras Distribuidora

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira