Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2010 - 07:47

ETH Bioenergia é patrocinadora da 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde

Empresa atua de maneira sustentável em toda cadeia produtiva e patrocina evento internacional sobre Economia Verde confirmando seu compromisso com o planeta.

A ETH Bioenergia produz e comercializa etanol, energia elétrica de biomassa e açúcar e tem a cana de açúcar como matéria-prima do negócio. Este insumo é considerado hoje uma das principais fontes de energia renovável e colabora com a manutenção da matriz energética nacional como a mais limpa do mundo. Desta forma, o apoio à “1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde” está em sinergia com o negócio da ETH e de acordo com as práticas e políticas dede Sustentabilidade presente em todas as áreas da empresa.

“Podemos dizer que a Sustentabilidade está no centro dos negócios da ETH Bioenergia, uma vez que sua principal matéria-prima é renovável e seu método de produção reutiliza todos os resíduos como nutrientes ou insumo da produção de energia elétrica”, destaca Carla Pires, Responsável por Sustentabilidade na empresa. O bagaço da cana, resultante da moagem para a produção de etanol e açúcar, e antes encarado como subproduto, é matéria prima para a produção de energia elétrica. Caldeiras de alta pressão garantem a produção de energia limpa sem emissão de CO2.

Na reutilização dos resíduos, o grande exemplo é a fertirrigação, resultado da irrigação com vinhaça, que propicia a economia de fertilizantes e aduba o solo de um modo mais eficiente e com maior grau de precisão, além de trazer benefícios ao meio ambiente e favorecer a ciclagem do nitrogênio, fósforo e potássio. As unidades da ETH têmconsumo reduzido de água em todas as partes do processo produtivo, da limpeza a seco de cana na entrada da indústria ao armazenamento do etanol.

O tripé da sustentabilidade – ambiental, social e econômica - está presente na estratégia de crescimento da ETH, pois a empresa garante a geração de energia limpa e renovável, preserva o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento das comunidades próximas às suas operações e oferece o melhor ambiente de trabalho aos seus integrantes. Por isso, adota as melhores práticas nas áreas agrícolas e industrial por meio de tecnologias avançadas atreladas à grande escala e à alta eficiência produtiva e energética.

“O investimento na qualificação profissional contínua de nossos integrantes é fundamental. Nesses três anos de atuação investimos mais de R$ 3 milhões em treinamentos de capacitação realizados em parceria com o Senai, nos Polos Mato Grosso do Sul, Goiás e Araguaia, e o Instituto Paula Souza, no Polo São Paulo”, completa Carla Pires. Esta qualificação profissional compreende, inclusive, treinamentos voltados para o plantio e colheita mecanizados e outros voltados para saúde, segurança e meio ambiente.

As comunidades dos municípios onde as Unidades Agroindustriais da ETH estão inseridas também são beneficiadas pela empresa. Juntamente com a ONG 5 Elementos, a ETH desenvolveu o “Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local”, cujo objetivo é fomentar iniciativas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida. Essas ações são desenvolvidas com foco na gestão participativa dessas comunidades, para que sejam apresentados projetos voltados para Educação; Cultura; Saúde, Segurança e Preservação Ambiental; e Atividades Produtivas e haja comprometimento de todas as partes envolvidas no Programa.

As práticas agrícolas são outro diferencial da empresa, uma vez que focam a recuperação de áreas degradadas e manutenção da biodiversidade, mantendo as áreas de Preservação Permanente (APP) e Áreas de Reserva Legal (RL) – próprias e terceirizadas – devidamente regularizadas. No total, a ETH já plantou, em 3 anos de existência, 600 mil mudas de espécies nativas e trabalha com indicadores de ecoeficiência para reduzir o consumo de água, energia e defensivos agrícolas.

ETH Bioenergia- Controlada pela Odebrecht, a ETH Bioenergia atua de forma integrada na produção e comercialização de etanol, energia elétrica e açúcar. Com investimento total de R$ 7,3 bilhões, a ETH tem como objetivo ser a líder em bioenergia em 2012, com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida quatro polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: