Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2007 - 08:59

Maior navio full-contêiner na história de Santa Catarina atraca em Itajaí


MSC Sandra, com 273,7 metros de comprimento, fará escalas regulares no porto municipal.

O Porto Municipal de Itajaí recebe dia 07 (sábado), a maior embarcação do gênero na história da navegação comercial catarinense. O navio full-contêiner MSC Sandra, com 273,7 metros de comprimento, passa agora a fazer escala regular em Itajaí. Ele chega de Montevideo (Uruguai) e tem a Europa como destino final. O navio com bandeira do Panamá tem previsão para atracar a partir dás 7h.

A atracação do MSC Sandra só é possível graças aos investimentos feitos pela administração do porto e o Governo Federal, que já somam R$ 70 milhões. A dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução, além da retirada de uma laje de pedra medindo 135 metros de comprimento e 9 de largura, por exemplo, fazem parte do conjunto de obras de readequação do canal de acesso ao porto. Com a finalização das obras, o Porto Municipal de Itajaí entrou definitivamente na rota das grandes embarcações. Itajaí hoje oferece segurança nas manobras para navios com até 276,5 metros, parâmetro homologado pela Capitania dos Portos.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, vale a pena lembrar que os reflexos dos investimentos na melhoria da infra-estrutura do acesso aquaviário já podem ser notados. “Até maio de 2007 o Porto de Itajaí diminui em quase 8% o número de navios atracados. Em compensação, a movimentação média por navio atracado cresceu 15,4%”, ressalta o superintendente.

Para o prefeito Volnei Morastoni os números refletem não só investimentos financeiros, mas também o investimento social. “Quando investimos recursos nas obras do nosso porto, estamos também investindo na geração de mais e melhores oportunidades para nossa população”, lembra Morastoni.

Grandes embarcações - Além do MSC Sandra, o Porto Municipal de Itajaí já tem mais cinco grandes embarcações para o mês de julho. O diretor de logística do Porto Municipal de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, lembra que os grandes navios vão fazer parte da rotina de Itajaí. “Os grandes navios estão atracando sob o sistema de janela de atracação. Todos têm horários e dias fixos, a maioria vindo até duas vezes por mês”, explica Moritz.

As outras embarcações previstas para julho são Westafalia Express, com 259,80 metros; MSC Diego, com 259,90 metros; Longavi, com 268,80 metros; Holsatia Express, com 260,05 e o MSC England, com 258 metros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: