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26/11/2010 - 09:28

Azeite Andorinha amplia padrão de qualidade

E inaugura em Portugal seu projeto mais ambicioso em 2010: o lagar do futuro para a produção de azeites.

Sovena, empresa detentora da marca Andorinha no Brasil, dá mais um passo em sua estratégia de tornar-se a número 1 no player mundial de produção de azeites.

Dentro da sua estratégia de tornar-se a líder mundial no player de azeites, a Sovena, atualmente na 2a posição do mercado internacional e detentora da marca Andorinha no Brasil, realizou grandes investimentos em 2010, sempre envolta no compromisso de oferecer aos seus consumidores um altíssimo padrão de qualidade em sua produção.

Neste propósito, a Sovena, empresa detida pelo Grupo Nutrinveste, através da Elaia, uma joint-venture entre a Nutrinveste e a Atitlan, acaba de inaugurar o maior lagar para produção de azeites em Portugal. Trata-se de um projeto moderno, com 5,5 mil m² assinado pelo arquiteto português Ricardo Gordon e que contou com um investimento de mais de nove milhões de euros.

Batizado como o `lagar do futuro` e com capacidade de produção de 8 milhões litros de azeite/ano, o objetivo desta construção iniciada no início deste ano foi revitalizar a produtividade portuguesa de azeites e revolucionar os olivais locais, que há tempos encontravam-se estagnados.

Para transformar em realidade a construção do novo lagar, o arquiteto Ricardo Bak Gordon tinha como missão criar um modelo que aliasse design, funcionalidade e praticidade. Situado em Ferreira do Alentejo, aproximadamente 1 hora e meia de Lisboa em uma área com mais de três milhões de oliveiras, o resultado final da obra de Gordon foi um lagar que será referência para uma nova era na produção de azeites em Portugal. Ao mesmo tempo, a edificação representará o expoente máximo da tecnologia ao serviço da qualidade do azeite e do design como forma de homenagear o olival português.

Dentro da concepção do lagar, o sistema de produção foi equipado com modernas linhas de extração para garantir as melhores características organolépticas relacionadas ao sabor e aroma do azeite, além da armazenagem do líquido, realizada em tanques de inox com temperatura e ambientes controlados, de modo a conservar a qualidade integral do azeite.

Além da tecnologia, a geografia também foi pensada de modo a beneficiar a qualidade do azeite. O novo lagar foi construído no coração do principal núcleo de olivais da empresa, junto à Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, permitindo o tempo decorrido entre a colheita das azeitonas e a extração do azeite seja o menor possível, garantindo assim uma extraordinária qualidade e a máxima preservação da riqueza organoléptica do azeite.

A inauguração terá grande importância tanto para o mercado português, quanto em nível mundial, já que a Sovena está presente em mais de 70 países com suas diversas marcas. A cerimônia que marcou o início desta nova etapa produtiva contou com a presença de autoridades portuguesas como José Sócrates Carvalho, primeiro-ministro de Portugal e António Serrano, ministro de agricultura do governo, que foram recebidos por Antônio Simões, presidente da Sovena.

Para o presidente do grupo, a entrega da obra do novo lagar é a concretização de um ano estratégico para a Sovena. ?Em 2010 realizamos dois grandes objetivos, que foi reforçar a nossa posição como uma empresa responsável pelo cultivo de sua produção após a aquisição dos mais de 10 mil hectares de terras e a conclusão do lagar, que permitirá a Sovena fechar sua cadeia de valor. Com estes investimentos, conseguiremos elevar a nossa posição no panorama mundial de azeites?, afirma Antônio Simões, presidente da Sovena.

O novo lagar passa a ser a mais valiosa referência para a produção de azeites em todo o mundo e motivo de orgulho para a empresa, que enxerga no Brasil um dos seus principais mercados. "Diante da confiança do brasileiro em relação ao azeite Andorinha, temos a satisfação em trazer para nosso consumidor um azeite que é resultado de um processo que garante uma qualidade superior, onde a tecnologia aliada ao design e a sustentabilidade marcam esta nova fase na produção da Sovena e nos posiciona como referência na exportação de azeite em todo o mundo" explica Nuno Miranda, gestor de mercado da Sovena para a América Latina. É um projeto que nos enche de orgulho e que temos confiança que aumentará ainda mais a preferência do brasileiro pelo azeite Andorinha", complementa.

O local servirá ainda como um polo cultural onde acontecerão degustações e exposições relacionadas ao mundo do azeite e será uma atração turística que levará aos visitantes toda cultura do universo dos olivais portugueses.

Sustentabilidade na concepção do novo lagar - Além de garantir qualidade inigualável na produção dos azeites, o projeto moderno do lagar da Sovena também deu enfoque às questões de sustentabilidade, um dos princípios da Sovena em sua atuação. Todo o funcionamento foi desenvolvido de forma a gerar o menor impacto possível ao ambiente, como o caso da água utilizada para limpar as azeitonas. Após esta etapa, a água é filtrada para o seu reaproveitamento. O caroço extraído da azeitona será utilizado como fonte de combustível para gerar aquecimento, assim como o bagaço, que será vendido para posterior utilização como biomassa para produção de energia.

Sovena- Atualmente posicionada como a segunda maior player de azeite em todo mundo, a Sovena está presente em três continentes e comercializa sua produção para mais de 70 países.

Com cerca de 1.100 colaboradores e oito fábricas em todo o mundo, fatura mais de 1 bilhão de euros, movimenta mais de 160 mil toneladas de azeite e mais de 500 mil toneladas de óleo. Como resultado da sua ambiciosa estratégia, 2/3 das vendas já são feitas fora de Portugal. Em apenas 10 anos o Grupo tornou-se umas das principais empresas em nível mundial com representações na Espanha, EUA, Brasil, Angola, Tunísia e Marrocos.

Chegou ao Brasil em 2004, quando adquiriu a marca de azeite Andorinha.

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