Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2010 - 08:11

Tera 100: o primeiro supercomputador da Europa a superar a barreira dos Petaflops


O Número Um na Europa, com um desempenho de 1.05 Petaflop[1]. O supercomputador mais eficiente do mundo, com eficiência comprovada de quase 84% de acordo com a avaliação de desempenho LINPACK[2] e um supercomputador para uso geral, projetado para rodar o programa de Simulação da CEA-DAM 24 horas por dia.

O Tera 100 superou oficialmente a barreira dos Petaflops ao registrar um desempenho de 1.05 milhão de bilhões de operações por segundo (1.05 Petaflops) no teste de avaliação de desempenho LINPACK, com um pico de desempenho[3] de 1.25 Petaflops. Esse desempenho significa que ele posiciona-se como o supercomputador mais poderoso da Europa, e deve posicionar-se como um dos melhores do mundo na lista dos TOP 500 a ser publicada em meados de novembro de 2010. Seu índice de eficiência de 83.7%, o maior entre todos os supercomputadores da sua categoria, e seu desempenho demonstram claramente a qualidade do trabalho de design realizado pelas equipes da Bull e da CEA-DAM (Diretoria de Aplicações Militares da Agência Francesa de Energia Atômica).

O Tera 100 é um cluster de 4.370 servidores da série Bullx S, equipados com 17.480 processadores Intel® Xeon® 7500. Sua memória central inclui mais de 140.000 módulos, entregando uma capacidade total de 300 TB. Ele possui cerca de 20 petabytes (PB) de capacidade de disco, acessíveis a uma velocidade recorde mundial de 500 GB/seg.

CEA/Philippe Stroppa: Um supercomputador para uso geral projetado para produção 24/7 - Resultado de uma estreita parceria entre a Bull e a CEA-DAM, o Tera 100 é usado em suporte ao programa de Simulação da Diretoria de Aplicações Militares (DAM), com o objetivo de garantir a confiabilidade de armas de dissuasão nuclear.

Como supercomputador de produção para uso geral, o Tera 100 foi projetado para rodar a mais ampla gama possível de aplicações de simulação em computadores e, portanto, é consideravelmente diferente de outras máquinas dedicadas a rodar aplicações específicas. Ele também se sobressai como resultado dos seus altos níveis de disponibilidade e confiabilidade, o que permite que seja totalmente operacional 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Essa avaliação de desempenho mais recente do Tera 100 reafirma a posição da Bull como a líder européia em tecnologias de simulação em computadores,” comentou Philippe Miltin, vice-presidente da Divisão de Produtos e Sistemas da Bull. “O Tera 100 destaca o know-how da Bull no design, integração e implementação de supercomputadores para produção e baseia-se em tecnologias de código aberto e em processadores padrão Intel® Xeon®. E usar essas mesmas tecnologias abertas, de alto desempenho e competitivas permite à Bull atender até mesmo aos requisitos mais exigentes da indústria e das atividades de pesquisa, por exemplo, nas áreas de saúde, desenvolvimento sustentável e segurança interna.”

“O comprovado desempenho do Tera 100 demonstra claramente a qualidade da parceria entre as equipes da CEA-DAM e da Bull em tecnologias que são vitais tanto para a soberania do Estado, quanto para a competitividade corporativa”, disse Jean Gonnord, diretor de Simulação Numérica & Ciências da Computação da CEA/DAM. “Isso abre o caminho para sistemas até mesmo mais poderosos e para uma cooperação ainda maior no design e desenvolvimento da próxima geração de computadores europeus; os sistemas de Exa-scale que, espera-se, surgirão antes de 2020.” [www.top500.org ]

CEA - A agência francesa de energia nuclear e alternativa, ou Commissariat à l'Energie Atomique et aux Energies Alternatives (CEA) é um importante ator nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e contribui em quatro setores chave: energia com baixa emissão de carbono, tecnologia da informação, tecnologias para o setor de saúde, e defesa e segurança; tudo isso com base na sua excelência em pesquisas fundamentais.

Com 15.000 pesquisadores e membros do seu staff, a CEA é uma importante fonte para o setor público, oferecendo uma grande quantidade de conhecimentos e serviços de consultoria. Como grande impulsionadora da inovação industrial, a CEA tem desenvolvido em grande número de parcerias com empresas francesas e europeias.

Perfil- A Bull é uma empresa de Tecnologia da Informação dedicada a ajudar corporações e organizações do Setor Público a otimizar a arquitetura, as operações e o retorno financeiro de seus sistemas de informação e dos seus processos corporativos de missão crítica.

A Bull foca seus esforços em sistemas abertos e seguros, e como tal é a única empresa baseada na Europa e oferecer conhecimentos e know-how em todos os principais elementos da cadeia de valor da TI. [www.bull.com e http://www.bull.com/extremecomputing].

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira