Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2010 - 10:14

AS350 Esquilo terá nova opção de aviônicos e displays feitos no Brasil


Novo conjunto, fornecido pela Sagem e Aeroeletrônica, poderá equipar toda a frota em atividade no país.

Os helicópteros AS350 Esquilo produzidos pela Helibras vão contar com uma moderna opção de aviônicos e displays produzidos no Brasil.

No dia 11 de novembro (quinta-feira), aSagem e a Aeroeletrônica formalizam um acordo de cooperação para desenvolver em conjunto novas soluções em aviônicos (glass cockpit) para a modernização do painel de instrumentos do helicóptero mais vendido no país.

Trata-se de um sistema integrado com telas MFD (Multifunction Display) que reúnem informações de navegação. Os componentes das telas serão fornecidos pela Sagem, a Aeroeletrônica entrará com o computador e montagem das telas no Brasil. Essa nova solução será um item opcional a ser instalado pela Helibras nas aeronaves.

Este novo sistema atenderá toda a frota de AS350 Esquilo em operação no Brasil – cerca de 300 aeronaves e a Helibras já negocia sua utilização na modernização da frota de 36 desses modelos pertencentes ao Exército brasileiro.

A Marinha e a Aeronáutica também analisam a possibilidade de utilização desses novos instrumentos na modernização de suas aeronaves.

Segundo Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, “trata-se de uma importante inovação que a Helibras introduz em seu mais versátil modelo, avançando ainda mais na qualificação de seu corpo técnico, com apoio da indústria nacional, na busca da capacitação para produzir, em alguns anos, um helicóptero 100% brasileiro”.

Para a Aeroeletrônica trata-se de uma importante oportunidade de expandir seus negócios em outros países, a começar pela América Latina, em razão da presença da SAGEM no mercado internacional. "Para a AEL este acordo é um importante passo para consolidarmos nossa liderança no mercado de sistemas aviônicos no Brasil e uma boa oportunidade de expandir nossos negócios para outros países, em razão da presença global da SAGEM. A parceria é o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos e ser fornecedor da Helibras é igualmente um indicativo de que as soluções de alta tecnologia utilizadas no país são cada vez mais genuinamente brasileiras", diz Vitor Neves, vice-presidente de operações da AEL.

A Aeroeletrônica já é tradicional fornecedora das Forças Armadas, e será dela a aviônica dos helicópteros EC 725 contratados para as três armas no ano passado. A aviação é o seu segmento mais forte e a coloca como líder, no país, na fabricação de hardware e software para aeronaves.

Perfil- A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1979 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2009, a empresa teve um faturamento de R$ 357 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br

Eurocopter e a EADS - Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2009, a Eurocopter confirmou sua posição de líder no mercado de fabricação de helicópteros nos mercados civil e governamental, com um volume de vendas de 4,6 bilhões de euros, pedidos para 344 novos helicópteros e uma representação no mercado de 52% nos dois setores. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 25 subsidiárias e empresas afiliadas.

Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. [ www.eurocopter.com].

A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, o Grupo, que inclui a Airbus, Cassidian e Eurocopter, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas no mundo todo.

No Brasil, a EADS mantém investimentos há mais de 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

A AEL - Aeroeletrônica é uma empresa brasileira com sede em Porto Alegre e vinte e seis anos de atuação. Com 140 funcionários, está posicionada entre as líderes na fabricação de hardware e software para aviônica. Produz equipamentos para defesa (Forças Armadas, principalmente FAB), espaço (INPE), setor automotivo (computadores de bordo e tecnologia RFID) e segurança (secretarias de segurança pública). Atua também na área de suporte logístico e investe para aumentar a sua participação no desenvolvimento e fabricação de tecnologia.[www.sagemavionics.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira