Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2010 - 09:49

Brasília recebe o XI Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente

O evento acontece no dia 23 de novembro, no Senado Federal. A discussão do tema reúne representantes dos Governos (poder legislativo, executivo e judiciário), setor privado, universidades, centros de pesquisa, Terceiro Setor, entre outros.

Se energia é essencial à vida na sociedade moderna e garantia de soberania para uma nação, a infra-estrutura energética do Brasil exige cada vez mais atenção e investimentos, tanto na sua ampliação como na produção e consumo. Tendo em vista a relevância do tema - que necessita presença do Governo no planejamento, regulação e regulamentação de suas atividades - o Programa Ação Responsável realiza, pelo 11º ano consecutivo, o Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil. O evento ocorre no dia 23 de novembro, no auditório do Interlegis, das 9 às 14h, com o objetivo de aprofundar reflexão à matéria nos princípios do conceito de economia sócio-ambiental e na perspectiva de desenvolvimento e mercado internacional, com ênfase em inovações tecnológicas e na proposta do PAC2 para a Matriz Energética.

Acontecimentos atuais apontam para o foco da cultura da matriz energética no país, a exemplo da situação do gás natural - que impulsiona a competitividade e interesse nos projetos do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) - e o forte catalisador ao incremento da utilização de fontes de energias renováveis, que pode colocar o Brasil entre os principais protagonistas nesse novo cenário internacional.

Em matéria de biocombustíveis, a Agência Internacional de Energia (AIE) estima, para 2020, elevação de 30% na representação dessa energia no mercado mundial. Expectativas que ampliam as portas do comércio exterior para o Brasil, uma vez que possui a maior extensão de terra do mundo que ainda pode ser incorporada ao processo produtivo. Dados da Embrapa sinalizam que a produção de biomassa poderá ser o mais importante componente do agronegócio brasileiro, com possibilidades de expansão da cana-de-açúcar em quase todo o território nacional -constatação positiva no âmbito econômico, porém delicada para a matéria ambiental.

Outra questão importante para a matriz energética no país foi a descoberta do pré-sal e a criação, em agosto deste ano, da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., a Pré-Sal Petróleo S.A.(PP-SA), que muda sensivelmente a gestão do setor no país. O primeiro ponto do marco regulatório do pré-sal, a ter votação concluída na Câmara e no Senado e sanção presidencial, foi a lei que trata da capitalização da Petrobras - a maior já realizada na história do capitalismo, no mundo - que elevou o valor de mercado da companhia para mais de US$ 220 bilhões, colocando a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) na segunda posição mundial, ficando atrás apenas da Bolsa de Hong Kong.

Com relação ao pré-sal, há no Congresso Nacional outras duas propostas, condensadas em um único projeto - a que cria o Fundo Social (que receberá parte dos recursos obtidos com a produção do pré-sal) e o novo marco de exploração do petróleo (regime de partilha de produção).

XI Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil,dia 23 de novembro de 2010 (terça-feira) das 9h às 14h, no Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães no Interlegis – Brasília (DF). Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável. Coordenação: Agência Íntegra Brasil. Coordenação técnica MSc. Clementina Moreira Alves. Instituições Parceiras: Congresso Nacional; MME, MMA, MI, PNUD e Interlegis. *Presencial: 100 profissionais. *Transmissão ao vivo: por vídeo conferência com as Assembléias Legislativas; Vídeo Streaming (via Internet, pela página do Senado Federal e Interlegis) e pela TV Senado e TV Câmara (alcance superior a 100.000 telespectadores)

.[Informações e inscrições, telefone (61) 3468-5696 / 3274-3191 | E-mail: [email protected] | URL: www.integrabrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: