Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/11/2010 - 06:49

Brasil e Chile à frente de 19 companhias latino-americanas no Global Energy Companies 2010 da Platts

Cingapura -A Petrobras retomou a primeira posição entre as companhias latino-americanos, ao serem anunciados no dia02 de novembro (terça-feira), os Rankings Globais das 250 Principais Companhias de Energia (Top 250 Global Energy Company Rankings™) pela Platts, a principal fornecedora mundial de informações sobre energia. A gigante brasileira de gás e petróleo subiu duas posições para ocupar o quarto lugar no ranking global da Platts e é a única empresa da América Latina que aparece entre as dez maiores companhias de energia.

Os rankings 2010 da Platts reconhecem o desempenho financeiro de 2009 das empresas de energia de capital aberto com base em uma combinação de ativos, receitas, lucros e retorno sobre capital investido.

Dezenove empresas latino-americanas - cinco a mais que no ano passado - compuseram a prestigiada lista da Platts das principais companhias de energia do mundo. Onze dessas maiores companhias são brasileiras, cinco chilenas, duas da Argentina e uma da Colômbia. Entre as recém-chegadas ao ranking das 250 maiores estão a concessionária de energia elétrica Light SA e a produtora independente de energia CESP do Brasil, e as produtoras chilenas de energia AES Gener SA e Colbun SA, e a concessionária de energia elétrica Compania General de Electricidad SA.

Duas companhias chilenas retornaram à lista, melhorando suas posições entre as 250 maiores: A concessionária de energia elétrica Enersis SA saltou 25 posições para alcançar a 68ª e a produtora independente de energia Endesa CPLF saltou 41 posições para ocupar o 89º. lugar.

Das 19 empresas latino-americanas entre as 250 maiores do ranking global de energia 2010, nove são concessionárias de energia elétrica, cinco produtoras independentes de energia, quatro empresas integradas de gás e petróleo e uma companhia de armazenagem e transferência.

Companhias latino-americanas entre as de maior crescimento do mundo - As companhias da América Latina também aparecem à frente na lista anual da Platts das 50 Companhias de Maior Crescimento, ocupando sete posições. Na verdade, a Ultrapar Participações SA do Brasil, uma companhia de armazenagem e transferência, ficou em primeiro lugar mundial, com três anos de Índice de Crescimento Composto (CGR) de 96%, subindo do quarto lugar no ano passado. No ranking geral das 250 maiores, a Ultrapar Participações ficou em 148º lugar, melhorando consideravelmente a sua posição de 202ª no ano passado.

Entre os países latino-americanos, o Chile dominou a lista das 50 de Maior Crescimento com cinco empresas - três das quais também são recém-chegadas ao Top 250 - em comparação a duas no ano passado: A Compania General de Electricidad SA ficou em 17o lugar com um CGR de 24,3%; a AES Gener SA ocupou o 21º lugar com um CGR de 22,2%; a Colbun ficou em 48º lugar com um CGR de 15,4%, enquanto a Ecopetrol da Colômbia caiu seis lugares para o 37º lugar com um CGR de 18,2%.

Os Rankings Globais Platts das 250 Principais Empresas de Energia foram anunciados hoje no quinto Prêmio de Liderança da Ásia anual e Jantar de Reconhecimento em Cingapura. Os rankings Platts são baseados em dados da Capital IQ, um banco de dados compilado e mantido pela Standard & Poor's, que, como a Platts, é uma divisão da The McGraw-Hill Companies. Para serem classificadas, as empresas devem ter ativos superiores a US$ 3 bilhões e devem ser cotadas em bolsa.

Uma análise em profundidade dos rankings deste ano por Ross McCracken, editor do Energy Economist da Platts, é destaque na edição de novembro da Platts Insight. Para o comentário dele, rankings completos e mais informações, por favor, acesse o site Platts Top 250 Web ou o kit de mídia.

.[ A lista completa das companhias latino-americanas no ranking 2010 da Platts podem ser acessadas no: www.platts.com/IM.Platts.Content/AboutPlatts/MediaCenter/Top250LatAm2010.pdf ].

Perfil da Platts: A Platts, uma divisão da The McGraw-Hill Companies (NYSE: MHP), é uma fornecedora líder global de informações sobre energia e commodities. Com um século de experiência em negócios, a Platts atende clientes em mais de 150 países. Fornecedora independente, a Platts atende os mercados de óleo, gás natural, eletricidade, emissões, energia nuclear, carvão, petroquímicos, transporte e metais a partir de 17 escritórios no mundo inteiro. As notícias em tempo real, preços, serviços analíticos e conferências da Platts ajudam os mercados a operar com transparência e eficiência. Negociantes, gerentes de risco, analistas e líderes da indústria dependem da Platts para ajudá-los a tomar melhores decisões de negócios. [ http://www.platts.com]. PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: