Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2010 - 06:34

Lâmpada elétrica completa 131 anos

Foi no dia 21 de outubro de 1879, portanto há exatos 131 anos, a lâmpada elétrica incandescente foi inventada por Thomas Edison. Foram dois anos de pesquisa até encontrar o filamento ideal que fornecesse luz ao ser percorrido pela corrente elétrica.

O inventor chegou a enviar agentes para a Floresta Amazônica e para florestas japonesas, em busca do material. Na noite de 19 de outubro de 1879, enquanto brincava descuidadamente com uma mistura de negro-de-fumo (espécie de resíduo de carvão) e alcatrão, ele enrolou a mistura até que se transformasse em um fio e a colocou em uma bola de vidro, da qual extraiu o ar. Quando fez passar a corrente elétrica no fio, este brilhou por algum tempo, mas logo depois se queimou e se desfez.

O dia seguinte foi dedicado a novas experiências, até que um filamento de linha carbonizada produziu luz de qualidade, que permaneceu acesa durante mais de 24 horas. O filamento queimou no dia 21 de outubro, quando a invenção da lâmpada elétrica foi anunciada.

Hoje, 131 anos depois da invenção da lâmpada elétrica, a tecnologia desenvolvida por Edison já está prestes a se aposentar. “As lâmpadas eletrônicas comprovadamente são mais eficientes, econômicas e seguras e os consumidores já estão se dando conta disso, até mesmo porque existe uma preocupação em causar menos impacto ambiental”, comenta Ricardo Cricci, Diretor Comercial da Lâmpadas Golden. “Certamente a lâmpada elétrica foi uma invenção muito relevante, mas aos poucos novas tecnologias, como as lâmpadas eletrônicas e os LEDs, vão tomando seu espaço em um curso natural do mercado de iluminação”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: