Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2010 - 04:16

Pressionado pela ODEPA, Guadalajara 2011 garante que Vila ficará pronta três meses antes dos Jogos

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 garantiu no dia 18 de outubro (segunda-feira), que a Vila Pan-americana, local que abrigará os atletas durante o evento, estará totalmente pronta em julho, três meses antes dos Jogos, que se realizarão em outubro do próximo ano.. A afirmação foi feita durante a Assembleia Geral Extraordinária da Organização Desportiva Pan-americana – ODEPA, convocada especialmente para tratar deste tema. A reunião acontece na véspera da abertura da XVII Assembleia dos Comitês Olímpicos Nacionais, em Acapulco, no México.

A apresentação do relatório agora em Acapulco foi em cumprimento ao estabelecido na última Assembleia da ODEPA, realizada em abril passado em Mérida, também no México. Na oportunidade, o presidente da entidade, o mexicano Mario Vazquez Raña, se mostrou muito preocupado com o andamentos das obras de algumas instalações esportivas e, principalmente, da Vila Pan-americana. Passados seis meses do último encontro, Vazquez Raña ainda demonstra impaciência com a organização dos Jogos. Nesta terça-feira, o presidente da ODEPA chegou a se irritar durante a apresentação do diretor geral dos Jogos, Carlos Andrade, que tentava minimizar os atrasos das obras e elogiar a qualidade das instalações esportivas. “Quero explicações claras e sem mentiras. Não devemos jogar flores onde não merece flores. O problema não são as instalações esportivas, que estão longe de serem as melhores do mundo. São apenas boas instalações. O grande problema que temos é a Vila Pan-americana. Não podemos ter falhas daqui pra frente, pois do contrário não conseguiremos finalizar essa instalação”, afirmou Mario Vazquez Raña, causando constrangimento na comitiva de Guadalajara.

Apesar da reprimenda do presidente da ODEPA, o Comitê Organizador dos Jogos garantiu que a Vila ficará pronta no dia 4 de julho, com os serviços de jardinagem e instalação de equipamentos concluídos no final do mesmo mês. “Estamos com um percentual de avanço para o que planejamos até agora em relação à Vila. Os prazos estão sendo executados de acordo com o cronograma para cada semana”, garantiu Carlos Andrade. O diretor dos Jogos afirmou ainda que o Estádio de Atletismo, outra preocupação da ODEPA, estará concluído em maio. Das 42 instalações que serão utilizadas em Guadalajara 2011, 29 estão prontas e outras 13 em andamento, inclusive o Velódromo, que em virtude de um erro de projeto precisou ser refeito.

A Vila Pan-americana está dividida em quatro módulos de prédios, sendo um de 22 andares. A Vila abrigará 6 mil atletas durante o evento e o restaurante atenderá a 3 mil pessoas simultaneamente. O programa esportivo dos Jogos Pan-americanos contemplará os 26 esportes olímpicos e mais sete pan-americanos (boliche, esqui-aquático, pelota basca, karatê, raquetebol, squash e rugbi), além de beisebol e softbol, que embora tenham saído do programa olímpico continuarão no Pan. Um total de 15 esportes classificará para os Jogos Olímpicos ou contará pontos no ranking para a corrida até Londres 2012: atletismo, handebol, natação, triatlo, nado sincronizado, pólo aquático, tênis, tênis de mesa, tiro, canoagem, judô, hipismo, saltos ornamentais, hóquei e pentatlo moderno..

O presidente da ODEPA explicou que por causa da falta de segurança aos competidores a canoagem slalom não será disputada. O rio onde seriam disputadas as provas fica em uma região fora de Guadalajara e, diante da onda de criminalidade no México, Raña preferiu não arriscar a segurança dos participantes. [http://ww.cob.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira