Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2007 - 09:40

Guiné Equatorial decidida a estreitar relações com a CPLP e seus Estados-membros


As autoridades da Guiné Equatorial asseguraram ao secretário executivo da CPLP, Embaixador Luís Fonseca, que o governo equato-guineense está decidido a trabalhar com a CPLP e os respectivos Estados-membros para estreitar relações de cooperação nos mais diversos domínios.

A garantia foi dada pelo presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, na audiência concedida ao embaixador Luís Fonseca no decorrer da visita de uma delegação da CPLP àquele país, entre os dias 28 e 29 de Junho de 2007.

A prioridade inicial de cooperação entre a Guiné Equatorial e a CPLP vai para o ensino da Língua Portuguesa, cuja utilização a Guiné Equatorial deseja generalizar.

Com este objectivo, o governo equato-guineense pretende a cooperação dos países da CPLP através do envio de professores de português, da cooperação universitária e do intercâmbio cultural.

Atendendo ao seu rápido crescimento econômico, mas ainda altamente dependente da assistência técnica externa, a Guiné Equatorial – que, antes da descoberta do petróleo, era considerado o país mais atrasado da África – necessita de capacitar rapidamente os seus quadros profissionais e especializados. A sua formação em instituições dos países de Língua Portuguesa constitui uma possibilidade que as autoridades desse país encaram com grande interesse.

A Guiné Equatorial deseja ainda desenvolver a cooperação econômica e empresarial com os países da CPLP, tendo em vista a diversificação da sua economia, aproveitando outras potencialidades desse país para além do petróleo, em áreas como a agricultura, o turismo e reservas minerais.

O secretário executivo da CPLP indicou aos seus interlocutores que da parte dos Estados-membros existe todo o interesse em corresponder às expectativas manifestadas.

Por outro lado, os responsáveis desse país, a quem foi concedido o estatuto de Observador Associado da CPLP, participarão nas reuniões ministeriais e sectoriais da Organização.

O ministro das Relações Exteriores da Guiné Equatorial, pastor Micha Ondo Bile, foi convidado a participar no Conselho de Ministros da CPLP que terá lugar em Lisboa a 27 deste mês.

Para além do encontro com o chefe de Estado da Guiné Equatorial, o secretário executivo da CPLP, que se fez acompanhar do ministro conselheiro Júlio Hélder Lucas, assessor para os Assuntos político-diplomáticos, reuniu-se ainda com vice-ministro equato-guineeense das Relações Exteriores, Esuno Micha, e com os vice-ministros da Educação e da Saúde e Bem-Estar Social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira